SEJA BEM VINDO
latest

5 dicas para perder o medo do InDesign

Adobe InDesign é a aplicação mais popular do mundo para a criação de layouts de livros ou revistas.


O Adobe InDesign é um programa de DTP, da sigla em inglês DeskTop Publishing ou Editoração Eletrônica desenvolvido pela Adobe Systems.

Na linha de programas de DTP da Adobe, o Adobe InDesign vem suceder o PageMaker, programa pioneiro e que junto com o Macintosh da Apple introduziu o conceito de Desktop Publishing, revolucionando o mercado com suas interfaces gráficas e intuitivas, tornando obsoletos os processos até então existentes. Com o desenvolvimento e a popularização do sistema operacional Windows pela Microsoft, a Adobe passou a oferecer versões para ambas as plataformas: o Mac OS da Apple e o Windows da Microsoft sendo funcionalmente idênticas nessas duas plataformas.

O Adobe InDesign permite criar, diagramar, visualizar e editar todo um universo de materiais como revistas, jornais, anúncios, embalagens etc. Hoje junto com os programas Photoshop e Illustrator, também da Adobe, formam as principais ferramentas de trabalho utilizadas por agências de publicidade, editoras de jornais e revistas, indústrias de embalagens, departamentos de marketing e afins.

E embora o Adobe InDesign permita gerar e distribuir os documentos em sua forma digital, o documento final normalmente é utilizado para a geração de matrizes para a posterior impressão gráfica. Esta fase em que o Adobe InDesign é utilizado para a criação dessas matrizes é conhecido como pre-press ou pré-impressão.

Torna-se obrigatório o conhecimento e o dominio da operação do Adobe InDesign por todos os profissionais que atuam nessas áreas, muitos inclusive prestando serviços como freelancers para as empresas, criando-se um mercado de trabalho extremamente interessante, abaixo listamos 5 pontos chaves que você precisa saber para tirar de chapéu este tão simples e sensacional software da familia Adobe.


1. Página Mestra

Antes de ensinar, vou explicar o que é uma página mestra no InDesign. Quando você está responsável pelo layout ou editoração de uma revista, livro ou qualquer coisa do genêro, é comum ter objetos padrões em todas as páginas, objetos que serão os mesmos em todo seu projeto ou pelo menos em algumas páginas de determinada seção.

Quais objetos seriam esses? Simples: o rodapé, com numeração de página, mês de veiculação ou então a gravata da revista com nome da seção, ou nome do livro.

Todos esses objetos podem ser inseridos da forma desejada na página mestra e usadas em quantas e quais páginas do projeto for necessário. Sem precisar fazer um por um em cada página ou ficar no Ctrl C + Ctrl V.




2. Lembre-se de Definir as Margens e Sangria

As medidas padrão para a sangria são: 3mm no Brasil, Europa e Japão e 08/01" nos Estados Unidos. Os tamanhos podem variar dependendo da impressora utilizada em cada gráfica, na dúvida é melhor perguntar ao produtor gráfico.

As configurações no InDesign estão na caixa de diálogo novo arquivo ... mas escondido! É preciso clicar no botão 'mais opções' antes de se tornarem visíveis.

Se o documento estiver aberto, você pode encontrá-los no arquivo de configuração do documento.



3. Frames

Tudo em InDesign acontece dentro de quadros. Frame, em sua tradução literal, significa quadro.No cinema, cada quadro que compõe uma cena de um filme é um frame, e esse conceito foi adotado no InDesign pq é exatamente assim que ele funciona, ou seja, cada objeto, seja ele texto, imagem, ilustração ou qualquer outra coisa estará SEMPRE contido em um frame, ou um frame de texto ou um frame gráfico.

 

4. Imagens adequada
Só Trabalhe com Imagens de Alta Resolução. O processo de impressão requer detalhes muito precisos, assim como as resoluções. Se as imagens que você inserir no seu projeto são de uma resolução muito baixa, vão ficar confusas e mostrar pixels quadrados, especialmente se você redimensioná-las. É importante trabalhar apenas com imagens de alta resolução.

Esta é a forma profissional de criação com elementos gráficos. Se você planeja fazer uma impressão, certifique-se de suas fotos são grandes o suficiente. InDesign pode importar muitos formatos, mas não pode fazer maravilhas quando a impressão se suas fotos não são de alta qualidade. As imagens precisam ter uma resolução de 300 pixels por polegada (PPI) e ser salvo em CMYK.



CMYK é a língua de uma impressora entende. RGB são as cores para a tela do computador, por isso, se você planeja imprimir uma imagem que está em RGB, a saída será diferente, mesmo se você tiver a melhor impressora do mundo. Ela simplesmente não entendo RGB. Altere o elemento gráfico para CMYK.

5. Não se Esqueça de Instalar Fontes, se Possível

Finalmente, tenha em mente que você tem a habilidade de usar suas próprias fontes, se possível. Tudo que você precisa fazer é instalar a fonte personalizada em seu computador, e, o Adobe InDesign irá automaticamente detectar isso. Dado que a maioria necessita de fontes distintas dos demais, é uma boa idéia colocar suas próprias fontes em seus modelos




PS: Não esqueça de fazer um boneco para comparar a numeração de páginas e conteúdo.




*Desejamos sucesso a todos!
Equipe Acervo Publicitário





QUERIDO CRIATIVO AJUDE-NOS:
Gostou deste post?
Clique no botão e você estará contribuindo para continuarmos postando conteúdo criativo e relevante para formação de estudantes e profissionais da área da Comunicação.
« PREV
NEXT »