SEJA BEM VINDO
latest

Como saber se somos muito criativos?



A capacidade de criar é uma das mais marcantes características do ser humano. Do controle do fogo até a divisão do átomo, uma incansável corrente de idéias inovadoras têm guiado nossa jornada através dos séculos. A compreensão científica da criatividade está longe de ser completa, mas um consenso já surgiu entre os estudiosos: a criatividade não é um dom divino, mas uma habilidade que poder ser aprimorada. Os mesmo fatores que nos possibilitam maximizar outros poderes cognitivos, como alguns exercícios mentais, a otimização de atitudes e do ambiente, podem também nos ajudar a desenvolver as habilidades criativas. Todos nós temos curiosidade sobre a nossa capacidade criativa. No entanto, as tentativas para encontrar um método para medir a criatividade, análogo ao QI usado para avaliar a inteligência, falharam até agora. A interpretação de algumas técnicas de medição da criatividade, como o Teste de Pensamento Criativo de Torrance, é muito subjetiva, dependendo muito do julgamento pessoal do avaliador.



As 7 principais características das pessoas muito criativas

Ao invés de usar um teste padronizado, os experts em criatividade buscam por certas características que as pessoas muito criativas parecem possuir. Algumas das principais características:

Fluência: o número de idéias, sentenças e associações que uma pessoa pode pensar quando apresentado a uma palavra, conceito ou problema.




Variedade e flexibilidade: a diversidade de diferentes soluções que uma pessoa pode encontrar quando solicitada a explorar os diferentes usos de alguma coisa ou a criar soluções para um problema.




Originalidade: a habilidade de desenvolver soluções potenciais que outras pessoas não conseguiram pensar.





Elaboração: a habilidade de formular uma idéia, de expandi-la e transformá-la numa solução concreta.





Sensibilidade a problemas: a habilidade de reconhecer o desafio central dentro de uma tarefa, bem como das dificuldades associadas a este desafio.





Redefinição: a capacidade de ver um problema conhecido sob uma perspectiva completamente diferente.





Tolerância à ambigüidade: a capacidade de aceitar e trabalhar ao mesmo tempo com múltiplas causas ou respostas a um problema ou desafio singular.





Teste sua criatividade
Embora os testes sejam subjetivos, você pode matar sua curiosidade sobre sua capacidade criativa fazendo os exercícios seguintes. Divirta-se e avalie seu potencial criativo.
 



O Teste de Torrance: dadas algumas formas gráficas simples, a pessoa é solicitada a usá-las ou combiná-las a ou a completar uma figura inacabada. Avaliadores julgam se os resultados são mais ou menos criativos, como nos exemplos a seguir.





*Sucesso a todos!
Equipe Acervo Publicitário

_______________________________________________________________________

Autor: Adriano Oliveira 
Fundador e Editor-chefe do Acervo Publicitário, formado em Publicidade e Propaganda pelas Faculdades Integradas de Bauru (FIB), trabalha como Profissional de Marketing B2B no segmento de engenharia mecânica, tem especializações em Design, Marketing Digital e eventos industriais.
"Não foque nos obstáculos, foque nos objetivos"

_______________________________________________________________________

Ficaremos honrados se você "Curtir" nossa page do Facebook:

« PREV
NEXT »