SEJA BEM VINDO
latest

20 livros que todo Publicitário / Designer deve ler


Existem muitos livros que podem ajudar na referência do processo de criação, abaixo a relação dos 20 melhores e que com certeza agregarão ao seu desenvolvimento profissional.
*Leitura recomendada para Designers, Publicitários e Profissionais de Criação, sebo nos neurônios queridos criativos!




A Empresa Orientada pelo Design
Marty Neumeier
Em seu terceiro livro publicado pela Bookman, Marty Neumeier aborda um dos temas mais atuais da administração: a necessidade de uma cultura de inovação permanente nas empresas. E esse caminho passa necessariamente pelo design thinking, que vai revolucionar o universo corporativo.









Design Thinking
Tim Brown
Este livro procura introduzir a ideia de 'Design Thinking', um processo colaborativo que tenta utilizar a sensibilidade e a técnica criativa para suprir as necessidades das pessoas não só com o que é tecnicamente visível, mas com uma estratégia de negócios viável. É uma abordagem centrada no aspecto humano destinada a resolver problemas e ajudar pessoas e organizações a serem inovadoras e criativas. Esta obra é indicada para os líderes que estão em busca de alternativas, tanto funcional quanto financeiramente, para os negócios e para a sociedade.





Gestão do Design
Brigitte Borja de Mozota
Gestão do Design mostra como o design e a gestão podem convergir em uma abordagem filosófica e prática que gera valor, contribui para o desempenho da empresa e tem impacto sobre a visão corporativa. Escrito pela pesquisadora Brigitte Borja de Mozota, autoridade na área, esta obra apresenta um plano prático para integrar os valores, a criatividade, a ética e as inovações do processo de design à administração geral da empresa. Repleto de exemplos reais de empresas como IBM, Sony, Nike e Prada, incluindo oito estudos de caso de empreendimentos nacionais e um português, este livro é uma referência indispensável para profissionais de design, administração, marketing e comunicação.





Templates para Design Gráfico e Design de Embalagens - Volume 1
Luke Herriott
Apresenta exemplos de embalagens para alimentos e bebidas, produtos, material promocional, CDs e DVDs, livros, entre outros. As ilustrações detalhadas mostram como copiar, dobrar, construir e completar os templates.








Templates para Design Gráfico e Design de Embalagens - Volume 2
Luke Herriott
Continuação do grande sucesso Templates para Design Gráfico e Design de Embalagens, este segundo volume apresenta cem outros exemplos de design para catálogos, cartões comemorativos, CDs, DVS, etiquetas, entre outros. A obra reúne um conjunto fantástico de trabalhos de designers de sucesso do mundo todo que desenvolveram soluções de embalagem e de engenharia do papel incríveis para uma infinidade de projetos.






Design/Escrita/Pesquisa - A Escrita no Design Gráfico
Ellen Lupton; Abbott Miller
Design/Escrita/Pesquisa é uma referência imprescindível para os interessados na arte e história dos livros, da tipografia, dos símbolos, da publicidade e das teorias da comunicação verbal e visual. Resultado de mais de dez anos de trabalho dos designers e pesquisadores Ellen Lupton e Abbott Miller, e publicado pela primeira vez em 1996, a obra reúne 17 artigos escritos ao longo da carreira dos autores, do começo como estudantes na Cooper Union School of Art ao reconhecimento profissional com a fundação do estúdio Design/Writing/Research.

Dividido em três partes, o livro aborda questões teóricas, práticas e históricas do design gráfico. A seção Teoria discute temas como história da pontuação, origem dos pictogramas internacionais e estrutura da tipografia moderna. Mídia analisa o papel do design na comunicação de massa, com textos eruditos sobre banco de imagens, jornalismo visual, ilustração, publicidade e design vernacular. A última seção, História, é organizada em uma linha do tempo que abrange 200 anos da evolução do design nos Estados Unidos.





Guia de Design Editorial - Manual Prático para o Design de Publicações
Timothy Samara
Guia de Design Editorial é uma referência completa para entender o design de revistas, jornais, catálogos, relatórios anuais, boletins, materiais institucionais, entre outros tipos de publicação. Escrito pelo designer e professor Timothy Samara, este livro oferece uma visão abrangente, tanto histórica quanto atual, dos estilos de design e suas aplicações.

Processos essenciais como organização de conteúdo, seleção de cores, composição tipográfica e integração entre texto e imagens são investigados em profundidade. Estudos de caso com esboços, experimentações e declarações dos designers responsáveis pelos projetos de exemplo complementam a obra. Por meio da análise detalhada dos fundamentos do design e de soluções inteligentes para problemas do dia a dia, o leitor vai desenvolver um entendimento claro dos princípios e da aplicação prática do design editorial.





Design Thinking - Coleção Design Básico
Gavin Ambrose; Paul Harris
Design Thinking examina como as soluções para um briefing de design são abordadas, pesquisadas e refinadas. Combinando conceitos teóricos com o estudo detalhado de trabalhos contemporâneos, este livro analisa como o designer pode gerar e desenvolver ideias para produzir soluções criativas que atendam aos objetivos estabelecidos no briefing. Os autores Gavin Ambrose e Paul Harris oferecem uma visão geral da prática do design thinking, abordando tópicos como brainstorming, prototipagem, público-alvo, amostras e feedback, geração e apresentação de ideias.





Pesquisa e Design - Coleção Fundamentos de Design de Moda
Simon Seivewright
Fundamentos de Design de Moda: Pesquisa e Design introduz os principais aspectos da pesquisa de moda com explicações concisas e exemplos de projetos contemporâneos. Dos tipos de briefing à escolha de temas e conceitos, do desenho à modelagem, dos croquis básicos ao desenvolvimento de peças personalizadas, o leitor vai aprender tudo o que precisa para começar, formatar e processar seu trabalho de criação.

Totalmente colorido, este é o guia ideal para todos os interessados no mundo da moda.





Elementos do Design - Guia de Estilo Gráfico
Timothy Samara
Escrito pelo designer gráfico e professor Timothy Samara, Elementos do Design contém centenas de dicas e exemplos que ensinam a utilizar de modo eficaz as ferramentas visuais básicas do designer gráfico: ponto, linha, plano e textura. Divertido, compacto e abrangente, este guia explica os princípios básicos do layout, da tipografia e do uso da cor, do espaço e da imagem. Com este manual, o leitor vai aprender todas as regras para um bom design – e como e quando desafiá-las.





Evolução do Design - Da Teoria à Prática
Timothy Samara
Muitas obras apresentam portfólios de design gráfico, mas poucas exploram os conceitos e as estratégias por trás de projetos de sucesso. Escrito pelo designer gráfico e professor Timothy Samara, Evolução do Design vem preencher essa lacuna. Os quarenta estudos de caso abordados na obra demonstram a evolução de um projeto da teoria à prática: da estratégia ao conceito, do esboço ao layout final, da ideia à produção. O leitor vai aprender como profissionais de sucesso combinam os elementos do design – layout, tipografia, imagem e cor – para criar projetos eficazes e instigantes.





O que é Design de Embalagens?
Giles Calver
O Que é Design de Embalagens? discute todos os aspectos relevantes do design de embalagens. Briefing do cliente, abordagem do designer, layout, hierarquia de informações e fotografia são aspectos abordados nesta obra ideal para iniciantes na área. O livro é totalmente colorido e ilustrado com exemplos de projetos contemporâneos de agências e profissionais conceituados.






O que é Design Gráfico?
Quentin Newark
Dividido em três partes – Questões, Anatomia e Portfólios – este livro discute todos os aspectos relevantes do design gráfico. A evolução do design ao longo dos séculos, o dilema do artista versus o designer gráfico, os elementos que compõem a disciplina – como tipografia, imagem e texto – são aspectos abordados nesta obra ideal para iniciantes na área.

O Que é Design Gráfico? é totalmente colorido e ilustrado com exemplos de projetos contemporâneos de agências e profissionais conceituados.





Dicionário Visual de Design Gráfico
Gavin Ambrose; Paul Harris
Dicionário Visual de Design Gráfico é uma referência rica, dinâmica e resumida aos termos mais utilizados em design gráfico. Das principais técnicas de impressão aos elementos que compõem um livro, dos movimentos artísticos de vanguarda às escolas consagradas: tudo o que você precisa saber sobre design está reunido neste pequeno guia. O abecê do design em um só lugar, do Avant garde ao Zeitgeist!






Fundamentos de Design de Produto
Richard Morris
Fundamentos de Design de Produto oferece um panorama conciso dos principais processos que envolvem o design de produto. Dicas valiosas sobre todas as etapas da criação de um produto são apresentadas, do briefing às soluções, da produção ao marketing. Guia para referência teórica e inspiração, este livro vem recheado de exemplos de trabalhos de talentosos designers do mundo inteiro.





Design de Identidade da Marca - Guia Essencial para Toda a Equipe de Gestão de Marcas - 3ª Edição
Alina Wheeler
Design de Identidade da Marca apresenta um método em cinco fases, universal e comprovado, para criar e implementar uma identidade de marca de sucesso. Da pesquisa e análise à estratégia de marca, do desenvolvimento do design à sua aplicação e de padrões de identidade ao lançamento e à governança, este livro é uma referência essencial tanto para a criação de novas marcas quanto para a revitalização de antigas.

Enriquecida com novos estudos de caso envolvendo marcas de sucesso mundial, como Herman Miller, General Electric e a campanha presidencial de Barack Obama em 2008, esta terceira edição ainda aborda tendências emergentes, como sustentabilidade e redes sociais.





Princípios Universais do Design
William Lidwell; Kristina Holden; Jill Butler
Este é o primeiro guia de referência interdisciplinar da área. Amplamente ilustrado e fácil de consultar, este livro combina explicações claras e exemplos visuais de 125 conceitos relacionados ao design, à psicologia, à engenharia e à arquitetura. Da Regra 80/20 à Segmentação, da Preferência pelo Rosto de Bebê à Navalha de Occam, da Autossemelhança à Narração, os leitores ampliarão o conhecimento sobre temas instigantes e essenciais à criação.





Adobe Creative Suite 5 Design Premium How-Tos - Série 100 Técnicas Essenciais
Scott Citron; Michael Murphy
Adobe Creative Suite 5 Design Premium How-Tos: 100 Técnicas Essenciais é um guia conciso, atual e inteligente às ferramentas essenciais do Adobe Creative Suite 5. Em 100 tópicos, que podem ser lidos em sequência ou conforme o interesse e a necessidade do leitor, este guia apresenta os novos recursos do Photoshop®, do Illustrator®, do InDesign®, do Dreamweaver®, do Flash® e do Flash® Catalyst™ ― e muito mais:

- Ensina a combinar os aplicativos do CS5 para trabalhar com mais criatividade e flexibilidade e apresenta técnicas poderosas para atingir um fluxo de trabalho integrado;

- Dá dicas de como criar máscaras e silhuetas de alta qualidade com a ferramenta Refine Edge e de como acrescentar efeitos tridimensionais realistas com o novo recurso Repoussé, ambos do Photoshop;

- Mostra como usar transformações simplificadas e criar animações no InDesign para publicar na Web; como criar arte rapidamente a partir de formas básicas com a ferramenta Shape Builder do Illustrator; e como aprimorar tipografia no Flash com o novo Text Layout Framework;

- Ensina a usar o Flash Catalyst para desenvolver projetos interativos sofisticados sem escrever código e a conferir a aparência e o comportamento de um site usando CSS Enable no Dreamweaver.





Impressão e Acabamento - Coleção Design Básico
Gavin Ambrose; Paul Harris
Design Básico: Impressão & Acabamento introduz os principais aspectos da impressão e do acabamento de designs com explicações concisas e visuais. Dos tipos de suporte aos diferentes métodos de impressão, da aplicação de verniz e relevo à encadernação, aprenda tudo o que você precisa para criar designs inspiradores. Repleto de ilustrações e exemplos de projetos contemporâneos, este é o guia de cabeceira de todo designer gráfico.






Guia de Tipografia - Manual Prático para o Uso de Tipos no Design Gráfico
Timothy Samara
Guia de Tipografia é destinado a designers amadores e profissionais que querem descobrir como integrar a palavra e a imagem. No meio termo entre os textos técnicos e as obras que apresentam portfólios de projetos, este livro acessível e profundo oferece ao leitor ideias e inspiração a partir de exemplos de projetos reais. Escrito pelo designer e professor Timothy Samara, este é o guia ideal para navegar nos detalhes que dão origem à forma tipográfica – os desenhos das letras, os espaços entre palavras, as ligaturas, os alinhamentos e os grids.




*Sucesso a todos!
Equipe Acervo Publicitário

_______________________________________________________________________

Autor: Adriano Oliveira 
Fundador e Editor-chefe do Acervo Publicitário, formado em Publicidade e Propaganda pelas Faculdades Integradas de Bauru (FIB), trabalha como Profissional de Marketing B2B no segmento de engenharia mecânica, tem especializações em Design, Marketing Digital e eventos industriais.
"Não foque nos obstáculos, foque nos objetivos"

_______________________________________________________________________

Ficaremos honrados se você "Curtir" nossa page do Facebook:

« PREV
NEXT »