Pra você, que sabe que uma boa marca não é feita de um dia para o outro.
Todos os dias vemos milhares de marcas passando por nós, seja a marca da
TV, a marca do refrigerante, até mesmo na roupa que vestimos. Ou seja, somos “bombardeados”
por essas marcas. Mas aí nos perguntamos, qual o segredo para o sucesso dessas
marcas? Te digo que incluem variados fatores, mas hoje em dia, um dos
principais é a boa e competente comunicação que a mesma transmite.
Fazer branding é mais que criar ao léu algum logo por aí. Então vou dar
algumas dicas para saber começar e terminar seu projeto com sucesso.
O público certo
Se você pesquisar o bastante para saber seu público-alvo, já começa com
o pé direito. Uma marca bem direcionada já está no caminho certo para ter
sucesso. Além de você saber sobre a audiência, você vai entendê-la e saber
explorar isso mais pra frente.
Foco na idéia
Mais do que focar na aparência do logo, você deve focar primeiramente na
idéia central, no conceito da marca. O que ela vai agregar ás pessoas, qual
seus valores, suas características. Mantenha foco em tudo que ela representa e
o que a torna diferente das outras.
Pesquise seu concorrente
Sabemos que a concorrência é muito grande, então como não cair na
“mesmisse” das demais marcas? A solução é saber os principais concorrentes e
estudar os pontos fracos e fortes. Se você souber usar isso de maneira certa,
vai se sobresair.
É importante saber que não é somente a marca que faz do produto/serviço
um sucesso, a qualidade do mesmo é essencial.
Elementos da marca
Tente dissociar mentalmente a marca em vários elementos, para explorar
cada característica separadamente. As vezes abordagens diferentes criam pontos
de vistas diferentes.
Dentro e fora da tela
Muitos designers só testam a comunicação da marca no modo online, por
exemplo na comunicação em websites. Mas nem sempre isso funciona bem no produto
físico, no impresso. Teste a aparência de todas as cores e fontes da
comunicação, online e offline.
Casamento com a tipografia
Você constroi aquele logo conceitual perfeito, mas a tipografia não
encaixa. Como resolver?
A tipografia é de igual importancia, afinal, ela faz parte da
comunicação. A personalidade da marca deve estar de acordo com a tipografia,
usando os mesmos conceitos e idéias. Invista nela como se não dependesse do
logo. Muitas marcas são totalmente reconhecíveis mesmo sem o logo.
Quebre a rotina
As vezes apostar em outra técnicas e meios que não está acostumado podem
fazer a criatividade fluir. Inovação é a grande sacada para se diferenciar.
*Sucesso a todos!
_______________________________________________________________________
Ficaremos honrados se você "Curtir" nossa page do Facebook: