SEJA BEM VINDO
latest

15 aplicativos gratuitos ideais para Designers e Publicitários


Com o aparecimento dos Smartphone muitos designers e publicitários acabam por utilizar os seus celulares para enviar emails ou conferirem as tarefas que têm para fazer no seu dia-a-dia. Por vezes, estes aparelhos acabam mesmo substituindo o próprio computador. Os aplicativos utilizados nos celulares podem ter várias funções, entre as quais aumentar a produtividade, organizar o seu dia, fazer uma boa gestão financeira ou apenas enviar emails para os seus clientes. O número de ofertas é bastante vasto e por isso convém saber seleccionar os melhores aplicativos para utilizar. Caso contrário, jamais irá tirar partido destas excelentes ferramentas para trabalho que são os smartphones.




Para ajudá-lo, hoje seleccionei aqueles que são, a meu ver, os 15 melhores aplicativos para os designers e publicitários e que devem ter sempre à mão. Todos eles são gratuitos e podem ser baixados em pouco segundos. Quer você tenha um Iphone, um Android ou um Ipad, aconselho que tire o melhor partido destas ferramentas, ganhando minutos preciosos no seu dia-a-dia. Esta lista inclui aplicativos para Android, aplicativos para iPhone, aplicativos para iPad, entre outros.





1. WUNDERLIST
É a minha ferramenta de eleição para organizar as tarefas do meu dia-a-dia. Aos poucos e poucos, tenho abandonado a minha agenda física e me concentrado mais na utilização do Wunderlist. Com um interface bastante simples, este aplicativo permite que você anote as tarefas que tem para realizar durante o dia, recebendo avisos definidos prontamente por si. Além disso, pode programar o que tem para fazer durante os dias ou semanas seguintes. A facilidade e a velocidade com que acrescenta e elimina tarefas é impressionante. Outro dos seus pontos fortes é que funciona num sistema de cloud computing, ou seja, você pode ver as tarefas que tem para fazer através do seu smartphone ou mesmo através do computador. Este aplicativo é completamente grátis.


Download do Wunderlist na AppStore





2. EVERNOTE
Apesar de o Wunderlist ser utilizado para organizar as tarefas, você precisa de ter outro local para fazer apontamentos, de forma que não se esqueça de “gravar” tudo aquilo que considerar interessante. Para isso, aconselho a utilização do Evernote. É um aplicativo completamente gratuito e que também funciona num sistema de cloud computing. Com ele, você poderá fazer o apontamento de tudo aquilo que quiser, dividindo os temas por pastar. Também poderá partilhar os seus apontamentos nas redes sociais ou enviá-los através de uma mensagem de email para as pessoas que trabalham consigo. Também pode ser utilizado para carregar imagens ou para organizar a sua lista de tarefas.
Download do Evernote na AppStore




3. IFREELANCER
Este aplicativo é excelente para você que está procurando por novos clientes. O iFreelancer funciona como uma procura de emprego freelancer de forma automática. Você define as áreas que pretende receber as ofertas de emprego (programador, web designer, etc) e  depois recebe notificações de quando surgir uma oferta nessa área. Infelizmente, para freelas em língua portuguesa não traz grandes vantagens, visto que o aplicativo apenas puxa as ofertas de emprego de sites em inglês como o Elance, o Freelancer ou o Odesk. Contudo, se você tem clientes internacionais, esta pode ser uma excelente opção. Acreditamos que em breve possa abrir as portas para o mercado de língua portuguesa.
Download do iFreelancer na AppStore




4. INVOICEXPRESS
Este aplicativo foi para o ar há pouco e é mais uma excelente opção para todos aqueles que pretendam controlar a faturação através do seu Smartphone. Tal como aconteceu no site da empresa, este aplicativo permite que você tenha um sistema de faturação sempre à mão. Poderá enviar faturas, alterar documentos, analisar recibos ou verificar os seus contatos. Com um design bastante apelativo, este aplicativo conta com outra grande “arma”: você poderá trabalhar nele mesmo sem internet, o que é uma grande vantagem para os freelas que estejam constantemente viajando. Depois, quando voltar a fazer a ligação à internet, o InvoicExpress sincroniza todos os seus dados.
Download do InvoiceXpress na AppStore




5. EASYSIGN
A assinatura de documentos é um problema para os freelancers. Se você é daquelas pessoas que precisa de esperar por um documentos por correio ou por fax para poder assiná-lo, o EasySign vai facilitar bastante a sua vida. Este aplicativo permite que você faça a sua assinatura e envie o documentos em poucos segundos. E nem sequer precisa de uma caneta própria para fazê-lo. Pode fazer rapidamente com os seus dedos, gerando depois um documento em PDF! Pode ser uma excelente ajuda para todos os freelancers que passem muito tempo viajando. É completamente gratuita.
Download do EasySign na AppStore




6. EXPENSIFY
Considerada por muitos especialistas como o aplicativo número um para os negócios, o Expensify irá ajudá-lo a fazer relatórios de uma forma bem mais rápida. Este aplicativo conta com um template pré-definido para o preenchimento de relatórios, tornando mais fácil a sua entrega. Depois, basta preencher os campos como a data, valor, etc, tornando mais simples a vida daqueles profissionais que detestam preencher relatórios. Poderá ainda inserir as categorias e as tags, tornando mais fácil a pesquisa de relatórios que tenham sido enviados há meses ou anos. Essencial para quem estiver sempre viajando. Apesar de ter várias funcionalidades, a sua utilização é extremamente simples.
Download do Expensify na AppStore




7. FREE CONFERENCE CALL
Trabalhar com os seus colaboradores ficou mais fácil com o Conference Call. Com este aplicativo, você pode fazer uma conferência para vários trabalhadores através do seu smartphone de uma forma completamente gratuita. Passado alguns segundos de fazer o login, você pode organizar uma conferência. Além disso, ainda pode gravar a conversa ou deixar os seus funcionários em espera. E o melhor: as outras pessoas nem sequer precisam de ter um Iphone para que a conferência possa acontecer! A sua interface ainda está toda em inglês, mas o site do aplicativo conta com um tutorial passo a passo que certamente irá retirar todas as suas dúvidas. Uma excelente alternativa para quem não gosta de trabalhar com o Skype.
Download do Free Conference Call na AppStore




8. LUNCH MEET
Este aplicativo foi criado com o intuito de conectar pessoas da sua área de trabalho. O Lunch Meet foi inspirado no livro “Never eat alone” e desenvolvido pelo LinkedIn. Ele funciona de um modo bastante simples. O primeiro passo é ter uma conta no LinkedIn. Depois, precisa de instalar um aplicativo que, através das suas coordenadas, verifica onde você está. Com isto, poderá procurar por outros profissionais da sua área que estejam no local próximo de você para que possa fazer um pedido para almoçarem juntos. Este aplicativo tem o objetivo de juntar profissionais da mesma área, quer sejam eles web designers, programadores ou fotógrafos freelancer. Pode ser uma excelente ferramenta para conseguir criar uma boa rede de contatos.
Download do Lunch Meet na AppStore




9. POCKET
Tem as mesmas funcionalidades que o Evernote, mas é um pouco mais refinado a nível de design. Com o Pocket, você pode anotar tudo o que vê, lê ou ouve. Este aplicativo fez tanto sucesso que apesar de estar no seu início, é já utilizado por mais de quatro milhões de pessoas no mundo inteiro. O Pocket destaca-se por não precisar de qualquer conexão à internet para que seja utilizado. Você pode ver as suas matérias mais interessantes no café ou mesmo enquanto estiver viajando de avião. De realçar ainda que funciona num sistema de cloud computing e por isso tudo o que você gravar no seu Iphone, pode ser visto no Ipad ou no computador. De certa forma, pode funcionar como um complemento interessante ao Evernote, ficando mais focado para a vertente lúdica.
Download do Pocket na AppStore




10. REQALL
Outro aplicativo que serve para você conseguir organizar as suas tarefas. O ReQall é bastante útil para todos aqueles que não gostem de ficar escrevendo o que têm para fazer. Com este aplicativo, você apenas precisa de “dizer” ao ReQall qual é a tarefa que pretende planejar e ele depois escreve por si. Se quiser, ele também poderá adicionar as categorias e as taggs da sua tarefa de forma automática. Por estar em inglês, você precisa de dizer as suas tarefas em inglês para que ele perceba mais facilmente, fazendo com que muitas vezes as nossas informações não seja percebidos pelo sensor. É uma excelente ferramenta para quem souber falar bem esta língua e quando sair em português certamente será um sucesso em Portugal e no Brasil.
Download do ReQall na AppStore




11. WI-FI FINDER
Para que esteja sempre ligado à internet, este aplicativo é indispensável. O Wi-Fi Finder permite que você procure por todos os locais com internet à sua volta, fazendo um rastreio bastante eficaz. Para isso, você apenas precisa de baixar o aplicativo e permitir que ele localize onde você naquele momento. Numa questão de segundos, ele terá a lista de todos os locais com internet ao seu redor, através de um mapa em tudo semelhante ao Google Maps. Infelizmente, a sua interface está toda em inglês. Neste aplicativo, você poderá ainda inserir a sua Wi-Fi pessoal, de modo a que outros utilizadores possam beneficiar da utilização da internet quando estiverem próximos de sua casa.
Download do Wi-Fi Finder na AppStore




12. TRIPDECK
Mais um excelente aplicativo para todos os freelas que estão constantemente viajando. Com o Tripdeck, você poderá organizar as suas viagens de uma forma bastante tranquila, pois este aplicativo permite que você organize a marcação de hotéis, o aluguer de carros ou a pesquisa de restaurantes à sua volta. Como seria de esperar, também pode ser utilizado durante o voo. O ponto forte deste aplicativo é o fato de você receber notificações no caso de alterações do seu voo, deixando mais tranquilo quanto à sua viagem. Mais uma vez, é um aplicativo apenas disponível na língua inglesa.
Download do TripDeck na AppStore




13. PAYMO
Tal como tinhamos falado neste artigo, o Paymo é uma ferramenta bastante interessante para todos os freelas. Agora, você também poderá utilizá-la no seu Iphone. Controle o tempo que está com o seu cliente e sabia quanto irá cobrar de uma maneira rápida e simples. Com uma interface bastante intuitiva, este aplicativo é um dos melhores quando o assunto é medição do “Time Tracking” do seu trabalho, gerando relatórios bastante interessantes e completos. Tal como acontece com o site, este aplicativo é completamente gratuito, apesar de contar com as versões pagas. Contudo, as funções gratuitas chegam e sobram caso você não tenha uma equipe para gerir.
Download do Paymo na AppStore




14. ISPENDING
Manter o equilíbrio das suas finanças pessoais enquanto freela é determinante. Para conseguir fazê-lo de forma fácil e rápido, surgiu o iSpending. Este aplicativo permite que você some os seus ganhos e subtraia as suas despesas, fazendo as contas do seu saldo de forma automática. O aplicativo permite ainda que você categorize cada entrada ou saída de capital, tornando mais fácil a sua gestão. Ao utilizar o aplicativo, certamente verá que muitos gastos que você pensa serem supérfluos, acabam gastando grande parte do seu orçamento. Outro ponto surpreendente no iSpending é o fato de fazer um relatório todos os meses, o que torna a organização das despesas ainda mais simples. Contudo, você precisará de disciplina pessoal para não deixar de utilizá-lo passado alguns dias.
Download do iSpending na AppStore




15. SHOEBOXED BUSINESS CARD READER
Quem trabalha com muitos clientes, sabe o quanto é fácil você acumular todos aqueles cartões de visita e ficar com a sua carteira repleta de papéis. Mas para ajudá-lo existe o Shoe Boxed Business Card, um aplicativo que permite que você guarde todos os seus cartões de visitas num único site. Tire uma fotografia ao cartão e fique com todos os dados lá. Depois, insira ele na sua lista de contatos, tornando essa pesquisa fácil e rápida. Além disso, poderá sempre exportar esses mesmos contatos para o Google Contacts, o Outlook ou o Evernote. Se você é daquelas pessoas que  está sempre perdendo os cartões dos seus clientes, sem dúvida alguma que este aplicativo é dedicado a si.
Download do Shoeboxed businesse card reader na AppStore





E VOCÊ, QUE APLICATIVOS UTILIZA?
Depois de ter dado este lista de aplicativos para freelancers, chegou o momento do leitor dar a conhecer aqueles que mais utiliza. Desafio-o a partilhar connosco todas os aplicativos que, a seu ver, devem ser utilizados por designers e publicitários.






Sucesso a todos!

_______________________________________________________________________


Autor: Adriano Oliveira 
Fundador e Editor-chefe do Acervo Publicitário, formado em Publicidade e Propaganda pelas Faculdades Integradas de Bauru (FIB), trabalha como Profissional de Marketing B2B no segmento de engenharia mecânica, tem especializações em Design, Marketing Digital e eventos industriais.
"Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados." (Mahatma Gandhi)

_______________________________________________________________________

Ficaremos honrados se você "Curtir" nossa page do Facebook:

« PREV
NEXT »