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10 Dicas que os Designers/Publicitários devem aprender com os Pasteleiros

Vamos fazer algumas referências a pequenas analogias aos trabalhos que os Chefs de Pastelaria fazem diariamente, e trazê-las para o mundo dos Designer/Publicitários, assim, como a intenção de chamar a atenção para fazermos algumas mudanças em nossas vidas, vamos aqui destacar 10 dicas interessantes.




1. Usar as Mãos
A ferramenta de trabalho mais importante para os pasteleiros são as suas próprias mãos, assim como deveria ser para os Designers/Publicitários, porém nos dias de hoje já não é tão comum. Assim, o que nós sugerimos é que sempre que seja possível, afaste-se do computador, do Illustrator ou do Photoshop e seja o melhor amigo de um lápis e uma folha branca.
A imaginação vem da sua cabeça, logo corre-lhe nas veias e culmina nas suas mãos que podem ser extremamente úteis para quando o cérebro está cansado de usar o computador ou mesmo quando este não existe por diversos motivos. Já falamos aqui do que fazer quando não existia Internet, mas agora vamos dar ainda mais força para a utilização das suas mãos como óptimas ferramentas de trabalho para o seu dia-a-dia.




2. Criar, testar e avaliar
Tal como acontece com os pasteleiros, os Designers/Publicitários vão passar diversas vezes por momentos em que vão ter trabalhos novos e que nunca fizeram pela frente. Por isso, tal como eles fazem, diversas vezes o mesmo trabalho até entregar ao cliente com a qualidade que eles realmente acham que tem, os Designers devem fazer o mesmo, criando, testando e avaliando pessoalmente o seu próprio trabalho até o colocar na rua e mostrar ao cliente, pois depois pode até arrepender-se mas o mal já está feito!




3. Não entregue nada que não seja perfeito
O cliente será a sua prova final no que diz respeito à qualidade do trabalho, por isso o melhor mesmo é não entregar nada que não esteja a 100%, pois menos que isso deve ser considerado por desagradável. Os pasteleiros por vezes demoram horas até terminar uma única sobremesa, principalmente quando o objectivo é impressionar visualmente o seu cliente, culminando no fantástico sabor que vai permanecer na sua boca durante largos minutos. O mesmo deve acontecer com o Designer, que deve impressionar à primeira vista com o trabalho e deve ficar na memória do cliente durante largas horas!




4. Mostre o seu conhecimento
Sempre que um Chef de Pastelaria começa a trabalhar, deposita todo o seu conhecimento no resultado final, mostrando ao cliente final tudo aquilo que ele gosta de ver, empenho, dedicação e técnica. Os Designers/Publicitários devem fazer o mesmo, não se limite a manter a qualidade do seu trabalho no mediano, mostre qualidade, mostre conhecimento e técnica e mostre que está sempre disposto a elevar o nível para que os seus clientes sejam muito bem servidos.




5. Combine técnicas e ideias
Por vezes as melhores receitas de sobremesas são as combinações de técnicas, culturas e ideias que os Pasteleiros fazem para apresentar novidades aos seus clientes. O mesmo deve acontecer com os Designers/Publicitários, que devem conhecer e estar sempre informados sobre tudo o que é feito no país e lá fora, conhecendo as tendências, as modas, as técnicas mais usadas e até as ideias mais robustas e fora do normal, mostrando assim ao cliente que está interessado em superar-se a si mesmo para conseguir o que de melhor é possível para o seu cliente.




6. Mantenha-se limpo
Manter-se limpo, manter o seu espaço de trabalho limpo, é meio caminho para conseguir um bom trabalho. Como é lógico para os Pasteleiros a limpeza é essencial para garantir qualidade no trabalho, porém para os Designers/Publicitários manter-se organizado, espaço de trabalho limpo e focado no seu trabalho, faz com que seja muito mais simples e rápido de proceder às tarefas diárias e conseguindo melhores resultados.




7. Tenha assistentes
Provavelmente assistentes não é a melhor designação para o caso dos Designers/Publicitários, mas no mundo dos Chefs de Pastelaria, é muito comum ver uma grande equipa a trabalhar para o mesmo resultado final. O mesmo pode acontecer com os Designers, isto se existir necessidade para tal, não devendo existir preconceito ou mesmo sentimento de culpa por ter mais parceiros de trabalho, pois será isso que vai garantir sempre uma melhor qualidade de serviço e resultado na satisfação plena do cliente final.




8. A aprendizagem é dura
Durante toda a vida dos Chefs de Pastelaria é essencial existir uma aprendizagem constante e dura, garantindo assim que estão sempre dentro dos melhores níveis de serviços e produtos finais, tal como acontece com os Designers/Publicitários de sucesso, que reservam sempre algum do seu tempo particular para aprimorar técnicas, estudar novas tendências e levar a aprendizagem constante a um nível superior.




9. Aproveite a indústria local
Hoje em dia aproveita-se muito a Internet e as redes sociais para garantir trabalhos com vários clientes, no entanto, se pensarem como os Pasteleiros, os melhores clientes são os da indústria local. Assim, aproveite o marketing offline, conheça novas pessoas, seja sociável e consiga uma boa carteira de clientes locais que lhe podem garantir um pequeno monopólio dentro da sua área de atuação.




10. Seja fantástico!
Por último, mas não menos importante, seja fantástico em tudo o que faz! Dê um pouco de si, mostre-se ao cliente e defenda sempre as suas peças tal como um pasteleiro faz junto da sua vitrina de doces. Converse com os possíveis clientes, defenda o seu trabalho com unhas e dentes e apresente sempre o que de melhor sabe fazer, seja para que tipo de cliente for.





Sucesso a todos!

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Autor: Adriano Oliveira 
Fundador e Editor-chefe do Acervo Publicitário, formado em Publicidade e Propaganda pelas Faculdades Integradas de Bauru (FIB), trabalha como Profissional de Marketing B2B no segmento de engenharia mecânica, tem especializações em Design, Marketing Digital e eventos industriais.
"A desobediência é uma virtude necessária à criatividade" (Raul Seixas)

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