SEJA BEM VINDO
latest

4 dicas criativas para mudar a identidade de uma marca


Mudar a identidade de uma marca é um processo bastante delicado. Até uma pequena alteração no logo pode causar grandes impactos. Por isso é necessário avaliar diversos fatores para obter um resultado eficiente. Essas dicas irão te ajudar nesse projeto confira.

1) Entenda como a marca está posicionada
Antes de mudar o nome, logo, cores ou outros elementos da marca entenda como ela está posicionada. O que está errado nessa marca? Não adianta começar com uma proposta do tipo “nosso logo está velho e precisa ficar mais moderninho”. Será que só o logo está velho? Por que deixar o logo mais moderno? Talvez o que deu certo nos últimos anos foi justamente o apelo clássico da marca. Esse é o momento de encarar os fatos e aceitar críticas. Estude a história da empresa e faça uma boa análise do que deu certo e errado nos últimos anos. Essa etapa é fundamental para a criação da nova estratégia.


2) Decida qual caminho a marca vai seguir
Agora que você tem uma visão global dos fatos, estude algumas opções de mudança. Crie cenários para cada caminho que você pode explorar. Seguindo o mesmo exemplo, uma opção seria deixar a marca mais moderna e explorar novos mercados. Outra ideia seria criar uma identidade clássica e cheia de história, apelando para os anos de experiência da empresa.Essa decisão parece ser super simples, mas vai afetar absolutamente toda a empresa. Não adianta dizer que sua marca é moderna se a empresa é arcaica e burocrática. Mudar a identidade significa assumir essa nova personalidade e cumprir as promessas. É um erro achar que a identidade da marca está separada da ideologia da empresa. Decida qual caminho a marca vai seguir e monte um plano de ação para executar as mudanças.


3) Se comprometa com as mudanças e transmita a nova identidade
Já estudamos a empresa, montamos alguns cenários e escolhemos uma nova direção. Para concluir o processo você precisa se comprometer com a nova identidade da marca. Comece internamente: mude tudo que for necessário na estrutura da empresa, na forma como as pessoas trabalham, no atendimento e nos valores. Não adianta forçar os outros – mostre a cara nova da empresa e o resto virá naturalmente.Execute campanhas de Marketing para transmitir essa nova identidade para o mercado (clientes, fornecedores, seguidores da marca, etc.). Nessa etapa a comunicação e o comprometimento são simplesmente essenciais: transmita as mudanças e cumpra com o que foi dito. Mostre para o mercado que a marca evoluiu e entrou em uma nova fase.


4) Escute o mercado e adapte-se
Haters gonna hate. Críticas sempre existirão e depois de lançar a nova identidade é bom ficar de olho na reação do mercado. Nem sempre uma nova identidade é bem vista e às vezes é necessário tomar uma decisão rápida para evitar associações negativas com a marca. Atualizar uma marca é mais complicado do que lançar uma marca nova porque as pessoas já têm uma referência do que ela representa. Ao lançar uma nova identidade acompanhe a reação do mercado e controle suas estratégias.



Sucesso a todos!






_______________________________________________________________________

Ficaremos honrados se você "Curtir" nossa page do Facebook:

« PREV
NEXT »