Mudar a identidade de uma marca é
um processo bastante delicado. Até uma pequena alteração no logo pode causar
grandes impactos. Por isso é necessário avaliar diversos fatores para obter um
resultado eficiente. Essas dicas irão te ajudar nesse projeto confira.
1) Entenda como a marca está posicionada
Antes de mudar o nome, logo, cores ou outros
elementos da marca entenda como ela está posicionada. O que está errado nessa
marca? Não adianta começar com uma proposta do tipo “nosso logo está velho e
precisa ficar mais moderninho”. Será que só o logo está velho? Por que deixar o
logo mais moderno? Talvez o que deu certo nos últimos anos foi justamente o
apelo clássico da marca. Esse é o momento de encarar os fatos e aceitar
críticas. Estude a história da empresa e faça uma boa análise do que deu certo
e errado nos últimos anos. Essa etapa é fundamental para a criação da nova
estratégia.
2)
Decida qual caminho a marca vai seguir
Agora que você tem uma visão global dos
fatos, estude algumas opções de mudança. Crie cenários para cada caminho que
você pode explorar. Seguindo o mesmo exemplo, uma opção seria deixar a marca
mais moderna e explorar novos mercados. Outra ideia seria criar uma identidade
clássica e cheia de história, apelando para os anos de experiência da empresa.Essa decisão parece ser super simples, mas
vai afetar absolutamente toda a empresa. Não adianta dizer que sua marca é
moderna se a empresa é arcaica e burocrática. Mudar a identidade significa
assumir essa nova personalidade e cumprir as promessas. É um erro achar que a
identidade da marca está separada da ideologia da empresa. Decida qual caminho
a marca vai seguir e monte um plano de ação para executar as mudanças.
3)
Se comprometa com as mudanças e transmita a nova identidade
Já estudamos a empresa, montamos alguns
cenários e escolhemos uma nova direção. Para concluir o processo você precisa
se comprometer com a nova identidade da marca. Comece internamente: mude tudo
que for necessário na estrutura da empresa, na forma como as pessoas trabalham,
no atendimento e nos valores. Não adianta forçar os outros – mostre a cara nova
da empresa e o resto virá naturalmente.Execute campanhas de Marketing para
transmitir essa nova identidade para o mercado (clientes, fornecedores,
seguidores da marca, etc.). Nessa etapa a comunicação e o comprometimento são
simplesmente essenciais: transmita as mudanças e cumpra com o que foi dito.
Mostre para o mercado que a marca evoluiu e entrou em uma nova fase.
4) Escute o mercado e adapte-se
Haters gonna hate. Críticas sempre existirão
e depois de lançar a nova identidade é bom ficar de olho na reação do mercado.
Nem sempre uma nova identidade é bem vista e às vezes é necessário tomar uma
decisão rápida para evitar associações negativas com a marca. Atualizar uma
marca é mais complicado do que lançar uma marca nova porque as pessoas já têm
uma referência do que ela representa. Ao lançar uma nova identidade acompanhe a
reação do mercado e controle suas estratégias.
Sucesso a todos!
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