SEJA BEM VINDO
latest

4 Tipos de Criativos que você deve se afastar e evitar

As pessoas que estão à sua volta influenciam a sua vida, de uma maneira ou de outra. Podem influenciar a sua vida em doses positivas ou negativas. Com as positivas todos aceitamos tranquilamente, perante as negativas raramente sabemos o que fazer. Abaixo você confere os 4 Tipos de Criativos que você deve evitar, não é que atuem negativamente na minha vida (ou na sua) propositadamente, até podem ser gestos inocentes, mas se nos influenciam então temos todo o direito de afastá-los.





Os Fala Muito
Estes são os que têm sempre alguma coisa a dizer. Para o bem ou para o mal, com ou sem fundamento, sentem uma necessidade enorme de intervir, nem que seja para afirmar qualquer coisa que foi dita mas agora pela boca deles. Chegam a transmitir a mensagem de que isso é importante para a sua própria afirmação como pessoa e profissional. Este comportamento é prejudicial porque muitas vezes procuramos soluções, de preferência rápidas soluções e a sua intervenção não é propícia. Em situações de tensão e nervosismo, os "Fala Muito" têm uma capacidade inata de se tornarem irritantes, contrapondo por tudo e por nada só porque têm que dizer alguma coisa.





Burocráticos
A burocracia não existe só nos papéis. Também existem posturas e atitudes burocráticas, coladas à personalidade de cada um. Quantas vezes lhe aconteceu ficar com uma tarefa pendente por tempo indeterminado porque esta está dependente de terceiros? Estas situações são inevitáveis, mas não é menos verdade que em muitas das situações essa dependência poderia ser resolvida se o terceiro dedicasse cinco minutos do seu tempo a desencadear o processo. Estamos perante aquilo que chamo de atitude burocrática e está presente nas situações mais simples do dia-a-dia mas que têm um impato tremendo. Em muitos casos dá para sentir que do outro lado existe algum tipo de realização perante esta situação. É o sentimento de poder, domínio, dependência, precisas de mim para fazer o teu trabalho. Mais uma vez, quem saí a perder é a motivação e o entusiasmo. Ninguém gosta de filas de espera. Certo?





Militantes do Contra
Têm uma opinião formada sobre como se faz oposição na política nacional? É incrível a capacidade que os nosso políticos da oposição têm em estar sempre do contra. Os mais conscientes percebem que a política é um mundo de ganância. Em vez de (por vezes) se juntarem forças para chegar a soluções benéficas para todos, andamos a brincar ao jogo do contra. Todos sabemos que conscientemente é impossível estarmos sempre contra o que quer que seja, perante um mundo de possibilidades infindáveis. Este sintoma também se encontra perfeitamente eraízado no nosso dia-a-dia profissional e ganha vida nos críticos natos. Quase como os "Fala Muito", o Militante do Contra tem sempre algo a dizer mas ao contrário do primeiro, é sempre para críticar. Estas pessoas transmitem energias negativas. Essas energias negativas desmotivam-nos, abalam a nossa confiança e põem em causa as nossas certezas. Quando julgamos que demos tudo o que tínhamos e não tínhamos  abdicamos em certa medida da vida pessoal para conseguir mais e melhor, eis que surge o partido do contra para nos dizer que afinal deviamos ter ficado em casa. Rejeite, ignore.





Morto-vivo
Pessoas sem objetivos, que permanecem na mesma sem qualquer tipo de ambição. A sua experiência diária é tão simplesmente fazer tarefa a tarefa, às mesmas horas, todos os dias, todos os meses, todos os anos sem um propósito, um objetivo e uma crença. Percebo que há profissões cuja função do trabalhador é precisamente esta. Um bom exemplo são os operadores fabris. Estes não têm opção dentro do seu contexto. Mas nem todas as profissões são assim. Aliás, a maioria das profissões não são assim, não são baseadas em monotonia. Quem a cria são os executantes. Se somos em grande parte o que nos rodeia, então é conveniente rodear-se de pessoas ambiciosas, inquietas e que têm um propósito ou um significado naquilo que fazem. Grandes desafios e objetivos, esses devem ser a sua companhia. O morto-vivo tem a capacidade de lhe sugar a energia, motivação e entusiasmo. O ambiente a que se sujeita está nas suas mãos. As relações que aprofunda também dependem de si. Se as atitudes definem quem somos, então chegou a altura de escolher as que o influenciam positivamente.






Desejamos sucesso a todos!

_______________________________________________________________________

Autor: Adriano Oliveira 
Fundador e Editor-chefe do Acervo Publicitário, formado em Publicidade e Propaganda pelas Faculdades Integradas de Bauru (FIB), trabalha como Profissional de Marketing B2B no segmento de engenharia mecânica, tem especializações em Design, Marketing Digital e eventos industriais. "Compartilhar o torna mais do que você é. Quanto mais você der para o mundo, mais a vida poderá retribuir." (Jim Rohn)
Visualizar perfil de Adriano Oliveira (1000+) no LinkedIn_______________________________________________________________________
Ficaremos honrados se você "Curtir" nossa page do Facebook:

« PREV
NEXT »