Ter criatividade é uma das características mínimas que todo Publicitário e Designer deve ter, se você precisa apresentar seus jobs e quer surpreender seus clientes para uma possível aprovação, tenha em mente que a forma como você apresenta, tem peso fundamental, e por isso ter como referências as técnicas de Steve Jobs será um diferencial, descubra como cativar e influenciar com o verdadeiro mestre das apresentações, abaixo os 10 principais elementos que tornaram as palestras de Jobs realmente criativas e brilhantes.
Esses 10 elementos são:
- Tema -
Jobs sempre saca uma frase de efeito que sintetiza a idéia central da
palestra. Ela não precisa ser dita de cara. "Hoje a Apple reinventou o
telefone" (na introdução do iPhone em 2007) foi proferida depois de 20
minutos no palco.
- Entusiasmo - Jobs sempre demonstra entusiasmo por design em suas palestras. A platéia quer ser seduzida, e não posta para dormir.
- Didatismo
- não permite que sua fala seja obscura. Introduz um assunto com frases
do tipo: "Vim falar de quatro coisas. Vou começar por X...".
- Números significativos
- Jobs não solta estatísticas a esmo. Quando anunciou que a Apple tinha
vendido 4 milhões de iPhones, acrescentou: "são 2 mil aparelhos ao
dia", para dar uma idéia da magnitude do sucesso.
- Momento inesquecível
- cria situações de que todo mundo vai lembrar. Na última Macworld, foi
quando colocou o ultrafino laptop MacBook Air dentro de um envelope,
para mostrar que ele cabe em qualquer lugar.
- Auxílio visual
- não mostra slides com dados e gráficos. Suas telas são simples. Na
última MacWorld, ao mencionar o primeiro tema a ser tratado, o número
"1" surgiu na tela cheia. O auxílio visual conduz a palestra.
- Show
- Jobs inclui videoclips, músicas e até convidados especiais em suas
palestras. Na última MacBook dividiu o palco com Paul Otellini, CEO da
Intel. Tudo em nome do show.
- Sem medo de errar
- Jobs iria mostrar algumas fotografias online, mas a tela teimava em
ficar em branco. "Acho que o servidor do Flickr está fora do ar",
comentou calmamente. E passou ao próximo assunto.
- Benefícios
- ao apresentar o serviço de locação de filmes do iTunes, disse: "nunca
oferecemos locação de músicas, porque as pessoas querem ouvi-las
milhares de vezes. Mas poucos desejam ter um filme, pois só assistirão
uma ou duas vezes".
- Ensaios - funcionários da Apple confidenciaram a Gallo que Jobs ensaia horas a fio antes de uma palestra, para que nada dê errado.
*Sucesso a todos!
Equipe Acervo Publicitário
_______________________________________________________________________
Fundador e Editor-chefe do Acervo Publicitário, formado em Publicidade e Propaganda
pelas Faculdades Integradas de Bauru, trabalha como Profissional de Marketing B2B no segmento de engenharia mecânica, tem especializações em Design,
Marketing Digital e eventos industriais.
"Criatividade sempre significa fazer o não-convencional"
_______________________________________________________________________
Ficaremos honrados se você "Curtir" nossa page do Facebook: