SEJA BEM VINDO
latest

Dicas para apresentações de sucesso: A escolhe correta da fonte

Uma das coisas que mais vejo as pessoas errando na elaboração de slides, para o PowerPoint ou Impress é na escolha correta das fontes. Caso você nunca tenha tido nenhuma experiência com tipografia, vou mostrar uma regra simples que pode melhorar em muito as suas apresentações. Essa regra é “Nuca use fontes com serifa”. Mas espere um pouco; o que é serifa?




Alguns tipos de fontes utilizam um recurso chamado de serifa, para arrematar as suas extremidades. Essas fontes são indicadas para leitura em papel. Já está provado cientificamente que fontes com serifa são de mais fácil leitura em material impresso. Uma fonte muito famosa que utiliza serifa é a Times New Roman, que é muito utilizada em jornais. 





Não acredita? Pois pegue um jornal ou livro que esteja próximo, a probabilidade de que essa publicação utilize a Times New Roman é de 90%! Só não é de 100%, porque algumas publicações mais “moderninhas” acabam sendo publicadas com fontes sem serifa mesmo, como forma de mostrar um design editorial mais moderno.



Tudo bem, agora você sabe que deve evitar utilizar fontes com serifa; qual a melhor fonte nesse caso? Pode parecer simples, mas se você não quiser errar utilize a Arial! Isso mesmo, essa é a melhor opção caso você não seja bom com tipografia a melhor opção é a Arial. Mas se você quiser arriscar outras fontes, recomendo:

  •     Verdana
  •     Tahoma
  •     Trebuchet




Caso você queira arriscar encontrar mais fontes, sem serifa para não utilizar essas fontes tão comuns, recomendo uma visita a algum diretório de fontes como o dafont.com, lá existem várias opções gratuitas.

Outra dica interessante nesse caso é para que você tome cuidado com a hierarquia dos títulos e do texto utilizado na apresentação. Tente diferenciar bem, seja com a utilização de tipos diferentes ou tamanhos diferentes.





Para finalizar, economize ao máximo nos textos! Isso mesmo, uma apresentação com muito texto é difícil de ler. Utilize apenas tópicos rápidos, lembre que você não está ali para ler os slides, mas sim para comentar sobre o seu conteúdo. Então os utilize apenas como guia para sua apresentação.





*Sucesso a todos!
Equipe Acervo Publicitário

_______________________________________________________________________

Autor: Adriano Oliveira 
Fundador e Editor-chefe do Acervo Publicitário, formado em Publicidade e Propaganda pelas Faculdades Integradas de Bauru (FIB), trabalha como Profissional de Marketing B2B no segmento de engenharia mecânica, tem especializações em Design, Marketing Digital e eventos industriais.
"Sessenta por cento de todos os problemas administrativos resultam da ineficácia da comunicação." (Peter Drucker)

_______________________________________________________________________

Ficaremos honrados se você "Curtir" nossa page do Facebook:

« PREV
NEXT »