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Como desenvolver uma prospecção eficiente



Ao iniciar um trabalho de prospecção o profissional deve estar ciente de que o importante não é promover o negócio, mas sim desenvolver um bom relacionamento com futuros clientes. Abaixo, relacionamos cinco dicas para auxiliar na diretriz desta tarefa.

Seja seletivo


A empresa provavelmente tem um tipo específico de cliente, que é o seu público alvo. Considere os tipos de setores, indústrias e/ou empresas que têm a maior necessidade de sua oferta. Então, entre em contato com os departamentos específicos que você acredita que tenham o maior interesse em ouvir de você.





Faça a lição de casa

A aprender o máximo possível sobre a necessidade dos seus clientes em potencial antes de contatá-los. Analisar o site da empresa, redes sociais e impressos gráficos pode fornecer uma noção das atividades atuais do cliente, próximos eventos, projetos recentes, departamentos chave e assim por diante.Utilize as redes sociais para verificar se vocês possuem contatos em comum que podem facilitar o primeiro contato, aumentando as chances de uma conexão bem sucedida.




Utilize uma mensagem pessoal

Com a pesquisa em mãos, utilize as informações encontradas para criar uma mensagem personalizada que informe suas atividades e perspectivas de negócios. Isso demonstra que você esta conectado a sua empresa e seu setor. Lembre-se que a prospecção não é uma carta que você pode copiar e colar. Mesmo que algumas informações possam parecer fundamentais enfatizar, cada interação deverá ser personalizada.




Sugira a próxima etapa

Assim como em um namoro, você quer conhecer a pessoa antes de iniciar um compromisso sério. Seu cliente pode estar interessado em seus produtos e serviços, porém vai precisar conhecê-lo melhor antes de firmar uma parceria. Sugira uma reunião pessoal para apresentar seu portfólio e esclarecer possíveis dúvidas sobre o seu trabalho.



  
Concentre-se em ações
Desenvolva um plano de ação onde seja possível acompanhar os resultados de sua prospecção e permanecer motivado. Planilhas em Excel podem ser uma boa alternativa, porém procure desenvolver relatórios em programas que você esteja familiarizado para não perder tempo. Estabeleça metas para a semana: 20 ações é um bom número e pode ser segmentada em contatar novas empresas ou conseguir uma nova reunião para apresentar-se pessoalmente. Dar continuidade ao trabalho de prospecção é garantir bons resultados a médio e longo prazo. conseqüentemente geram divulgação boca a boca, que é mais um benefício de uma abordagem de construção de relacionamento.




Sucesso a todos!





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