SEJA BEM VINDO
latest

10 dicas para aumentar e desbloquear a criatividade



Bloqueios criativos são bastante comuns na área em que trabalhamos, especialmente entre nós Publicitários / Designers. Eu posso dizer que realmente é um dos sentimentos mais deprimentes que você pode passar como Publicitário / Designer. A razão mais comum para esta sensação é quando comparamos nosso trabalho com um tão bom quanto, aquele pensamento "puts porque não pensei nisso", não que isto seja o motivo principal deste artigo, existem várias razões que podem levar ao bloqueio criativo, não queremos debater como surge este bloqueio, e sim para enriquecer o seu repertório criativo com algumas dicas que podem evitar ou desbloquear o tão temivel bloquei... Ok vamos direto as dicas.



1. Tenha sempre uma caderneta de bolso


Publicitários / Designers devem sempre ter uma caderneta para anotações, qualquer hora ou lugar pode propiciar uma boa idéia, geralmente pessoas de personalidade mais intuitiva e de sensibilidade aguçada tem maior facilidade para isto, mais tanto eles quanto qualquer pessoa, devem ter um rascunho de bolso, ela é a ferramenta essencial para nós que vivemos de boas idéias. Os rascunhos levam sua mente para fora das coisas e é assim que se começa o processo para fluir a criatividade, faça isto e você se surpreenderá.



2. Visite sites sobre design e publicidade


Visitar sites que tenham projetos criados por outras pessoas é uma excelente forma de ter inspiração. Os grandes criativos fazem isto, recomendamos que isto seja feito diariamente, reserve alguns minutos do dia-a-dia para isto, é interessante estar sempre atualizado com tendências de design, campanhas publicitárias e quando sobrar um tempo vá em galerias ou exposições de arte, com certeza você aprenderá muito mais no mundo real do que no digital.



3. A fugidinha funciona


Tente sair do seu ambiente de trabalho, sentado o dia todo só vai fazer você olhar as mesmas coisas repetidas vezes, ir na padaria e ver aquela gatinha de atendente é definitivamente um meio que irá beneficiá-lo ou vá lá fora e leve o cachorro para passear ou simplesmente dar um passeio sozinho, o ar puro e a natureza ao seu redor pode levar sua mente a ótimos momentos de inspiração e não se esqueça da caderneta de rascunho.



4. Nunca revele suas fontes 


Você ficará surpreso com o quanto você pode tirar de inspiração em analisar as fontes de texto usadas em peças publicitárias, elas não são usadas apenas para dizer alguma coisa, elas também querem criar uma ligação com você, procure sempre ter a mão um banco de fontes separadas por  categorias, faça o mesmo com vetores, texturas e gradientes.



5. Acredite em Deus e em você mesmo


Ao acreditar em si mesmo, você se transformará em um catalisador de olhares. Muitas INoutras capacidades serão importantes, afinal, o exemplo para quem está à sua volta, será você. Ter cuidado com o que diz e faz será fundamental. A segurança e a crença em si mesmo jamais podem ser abandonadas. É quase como aquele velho ensinamento popular: “se não acreditar em mim, quem acreditará?”. Ame-se ainda hoje e celebre com vontade as suas vitórias. Ter autoestima é ser capaz de prestar atenção em si próprio e se tiver dificuldades em acreditar em si próprio, precisa de um empurrão, uma religião cristã é uma ótima maneira de conseguir este empurrão, acreditar em Deus é acreditar que você pode e que você consegue tudo.



6. Valorize as coisas simples da vida


Não fique sentado em frente ao computador o dia todo, nosso conselho é ir com amigos ou familiares para um ou dois dias longe de tudo e todos, a mudança de cenário vai mudar seus padrões de pensamentos e algumas idéias podem surgir neste intervalo, isto é muito importante para dar um certo equilibrio em sua vida, consequentemente lhe dará bons resultados no trabalho.



7. Tome um cafézinho por dia


Ah esses vícios acadêmicos, rss.. por que tomar um cafezinho faz bem?

- Café e atenção: a falta de atenção numa aula, além de causar sonolência, prejudica o aprendizado. O consumo do café ativa o sistema de vigília e eleva a atenção para em torno de 90%

- Café e memória: o consumo regular de 4 xícaras de café pode aumentar a capacidade de atenção e de formação da memória.

- Café e depressão: o consumo de 4 xícaras de café diminui a incidência de depressão e suicídio na população, conforme estudo feito nos EUA em 128.934 pessoas no período de 10 anos.

- Café e tabagismo: estudos mostram que quando fumantes tomam pelo menos 4 xícaras de café de 50ml por dia o número de cigarros fumados cai pela metade.

- Café e álcool: o consumo diário de 4 xícaras de café de 50ml previne os efeitos negativos de 40g de álcool sobre o cérebro humano.

- Café e sexo: estudos nos EUA mostram que o interesse pelo sexo e pela atividade sexual é maior entre as pessoas que bebem diariamente café.

Fonte: SDB - Sociedade dos Dentistas do Brasil




8. Saia com seus amigos


Uma noite numa baladinha com os amigos pode trazer toda a inspiração que você precisa pro início da semana, que sempre tende a ser trash, diversão é uma estratégia 100% segura pra aproveitar a mente fora do trabalho, além de permitir relaxar e não pensar nos seus clientes.



9. Escute de Funk  a Chico Buarque



Tente mudar seu gosto musical constantemente para algo diferente, algo que você não costuma ouvir, isto amplia seu repertório de adaptação e inteligência musical, analise os acordes, ritmos, sons e palavras, muita inspiração pode ser tirada a partir de uma simples letra ou batida.



10. Aprenda com Tutoriais da Net e Video-aulas do YouTube



Você pode pensar "Não quero seguir tutoriais e videos, quero aprender com minha própria inteligência", mas aprender novas técnicas é a única maneira de melhorar suas habilidades e criatividade. Seguir tutoriais e assistir video-aulas no youtube são ótimos e gratuitos meios de aprender a mexer em softwares como Illustrator, Photoshop, entre outros que se forem pagar ficaria o olho da cara, no mundo SEO ( Search Engine Optimization ) isto é muito comum e conhecido, falamos isto por experiência própria, o mais interessante nisto é que se você o fizer, irá adicionar um toque pessoal ao seu aprendizado, e isto é extremamente importante para bons resultados.






*OBRIGADO PELA VISITA! 
Agora você também pode CLICAR em qualquer ANÚNCIO disponível no Acervo Publicitário!

Desejamos sucesso a todos!
Equipe Acervo Publicitário

_______________________________________________________________________

Autor: Adriano Oliveira 
Fundador e Editor-chefe do Acervo Publicitário, formado em Publicidade e Propaganda pelas Faculdades Integradas de Bauru (FIB), trabalha como Profissional de Marketing B2B no segmento de engenharia mecânica, tem especializações em Design, Marketing Digital e eventos industriais.
"Sessenta por cento de todos os problemas administrativos resultam da ineficácia da comunicação." (Peter Drucker)

_______________________________________________________________________

Ficaremos honrados se você "Curtir" nossa page do Facebook:

« PREV
NEXT »