SEJA BEM VINDO
latest

A importância do Lorem Ipsum na criação publicitária




Leia a frase abaixo:
"Neque porro quisquam est qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci velit..." 

Você consegue entender? não? que bom! este é o objetivo do Lorem Ipsum!
Os enlouquecidos que trabalham com criação já devem estar acostumados com este criativo texto que literalmente enche linguiças e que tem uma ótima funcionalidade no que se refere a desviar a atenção do texto e evidenciar os aspectos visuais do layout da peça publicitária.

O que é Lorem Ipsum?

Lorem Ipsum é um dos textos mais antigos que circulam nos dias atuais.
A história recente do Lorem Ipsum diz que ele proveio de um texto tipográfico. Tratava-se de um guia para a tipografia, feito em 1500 – ano da descoberta oficial do Brasil.
Este texto foi disseminado por todo o mundo e acabou virando uma espécie de guia. Um padrão que foi adotado em todo o planeta. Essa técnica sobreviveu por séculos e ainda nos dias atuais vem sendo usada, mas agora inserida na tipografia eletrônica, adaptada e criada nos computadores, e permanecendo essencialmente inalterada.
 

Em 1960, ela se tornou popular graças a uma publicação sobre “Tipos” contendo algumas partes de Lorem ipsum, e mais recentemente, com os famosos softwares de publicação eletrônica como o QuarkXPress, o PageMaker, Indesign e similares, que não raro, incluem algumas versões do texto original.
Mas a explicação da razão do uso do Lorem Ipsum está na sua distribuição num layout.
É há muito conhecido o fato de que dependendo do layout, um leitor não conseguirá entender o conteúdo de uma página. POr isso é importante estabelecer um bom layout para a compreensão do conteúdo. É aí que entra o Lorem Ipsum.


No mundo da criação publicitária, Lorem ipsum é um texto utilizado para preencher o espaço de texto em publicações (jornais, revistas, folders, flyers, websites e etc), com a finalidade de verificar o lay-out, tipografia e formatação antes de utilizar conteúdo real. Muitas vezes este texto também é utilizado em catálogos de tipografia para demonstrar textos e títulos escritos com as fontes.

Lorem ipsum é um texto padrão em latim. Em documentos utilizados para testes, este tipo de texto é utilizado para evitar que as pessoas foquem a atenção no texto e se concentrem nos aspectos visuais. O lorem ipsum simula com razoável fidelidade um texto real, por possuir palavras de diversos tamanhos e sinais de pontuação, permitindo testar também a forma como o texto flui nas caixas e campos de formatação.

Lorem Ipsum não é simplesmente um texto qualquer com um monte de letras. Ela tem raízes numa peça clássica da literatura latina de 45 A.C., fazendo com que este famoso texto tenha mais de 2000 anos de idade.

Por que usar Lorem ipsum nas em suas criações?

Como é muito difícil no começo do projeto ter todos os textos, nós designers e publicitários precisamos de algo pra usar na composição dos layouts. Não podemos usar qualquer texto porque sempre alguém vai falar que tem um erro aqui ou acolá, que a empresa não é do jeito do texto, enfim, pode-se perder o foco no layout e pensar no texto ainda não finalizado que lá está contido. E faz todo sentido. Além disso, usar os famosos “nonono” como nas antigas cédulas de voto também não é boa ideia pois a mancha gráfica criada por essas sílabas não mostra um texto de maneira natural. Os “nononos” não têm variação de formato das letras e nem extensões cima nem para baixo no texto, já que “n” e “o” nem descem a linha e nem sobem, como o “p” e o “t” respectivamente. Os textos ficam com aparência falsa, como blocos retangulares, sem movimento.

Texto Original:

“At vero eos et accusamus et iusto odio dignissimos ducimus qui blanditiis praesentium voluptatum deleniti atque corrupti quos dolores et quas molestias excepturi sint occaecati cupiditate non provident, similique sunt in culpa qui officia deserunt mollitia animi, id est laborum et dolorum fuga. Et harum quidem rerum facilis est et expedita distinctio. Nam libero tempore, cum soluta nobis est eligendi optio cumque nihil impedit quo minus id quod maxime placeat facere possimus, omnis voluptas assumenda est, omnis dolor repellendus. Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet ut et voluptates repudiandae sint et molestiae non recusandae. Itaque earum rerum hic tenetur a sapiente delectus, ut aut reiciendis voluptatibus maiores alias consequatur aut perferendis doloribus asperiores repellat.”

Texto Traduzido:

“Mas tenho de explicar - lhe como tudo isto enganado ideia de denunciar prazer e louvando dor nasceu e vou dar - lhe uma conta completa do sistema, e expor os verdadeiros ensinamentos do grande explorador da verdade, o mestre - construtor de Felicidade humana. Ninguém rejeita, que não gosta, ou evita prazer em si, porque se trata de prazer, mas sim porque aqueles que não sabem como a prosseguir prazer racionalmente encontro consequências que são extremamente dolorosa. Também está lá novamente, quem ama ou prossegue ou desejos para Obter dor de si mesma, porque é dor, mas porque ocasionalmente ocorrer circunstâncias em que labor ea dor pode adquirir - lhe algumas grande prazer. Para tirar uma banal exemplo, que de nós nunca se compromete laborioso exercício físico, exceto para obter algum benefício a partir dele? Mas quem tem o direito de encontrar falhas com um homem que escolhe para desfrutar de um prazer que não tem consequências chato, ou aquele que evita uma dor que não produz resultante prazer? “

O texto é derivado do latim e existem várias variações na internet (segundo a Wikipédia) então deve-se prestar atenção na hora de copiar este tipo de texto.

Existe um gerador muito bom que é encontrado no seguinte link:
http://pt.lipsum.com/
 



*OBRIGADO PELA VISITA! 

Desejamos sucesso a todos!
Equipe Acervo Publicitário

_______________________________________________________________________

Autor: Adriano Oliveira 
Fundador e Editor-chefe do Acervo Publicitário, formado em Publicidade e Propaganda pelas Faculdades Integradas de Bauru, trabalha como Profissional de Marketing B2B no segmento de engenharia mecânica, tem especializações em Design, Marketing Digital e eventos industriais.
"Não foque nos obstáculos, foque nos objetivos"

_______________________________________________________________________

Ficaremos honrados se você "Curtir" nossa page do Facebook:

« PREV
NEXT »