Existem muitos livros que podem ajudar na referência do processo de criação, abaixo a relação dos 20 melhores e que com certeza agregarão ao seu desenvolvimento profissional.
*Leitura recomendada para Designers, Publicitários e Profissionais de Criação, sebo nos neurônios queridos criativos!
A Empresa Orientada pelo Design
Marty Neumeier
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Em seu terceiro livro publicado pela Bookman, Marty Neumeier aborda um
dos temas mais atuais da administração: a necessidade de uma cultura de
inovação permanente nas empresas. E esse caminho passa necessariamente
pelo design thinking, que vai revolucionar o universo corporativo.
Design Thinking
Tim Brown
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Este livro procura introduzir a ideia de 'Design Thinking', um processo
colaborativo que tenta utilizar a sensibilidade e a técnica criativa
para suprir as necessidades das pessoas não só com o que é tecnicamente
visível, mas com uma estratégia de negócios viável. É uma abordagem
centrada no aspecto humano destinada a resolver problemas e ajudar
pessoas e organizações a serem inovadoras e criativas. Esta obra é
indicada para os líderes que estão em busca de alternativas, tanto
funcional quanto financeiramente, para os negócios e para a sociedade.
Gestão do Design
Brigitte Borja de Mozota
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Gestão do Design mostra como o design e a gestão podem convergir em uma
abordagem filosófica e prática que gera valor, contribui para o
desempenho da empresa e tem impacto sobre a visão corporativa. Escrito
pela pesquisadora Brigitte Borja de Mozota, autoridade na área, esta
obra apresenta um plano prático para integrar os valores, a
criatividade, a ética e as inovações do processo de design à
administração geral da empresa. Repleto de exemplos reais de empresas
como IBM, Sony, Nike e Prada, incluindo oito estudos de caso de
empreendimentos nacionais e um português, este livro é uma referência
indispensável para profissionais de design, administração, marketing e
comunicação.
Templates para Design Gráfico e Design de Embalagens - Volume 1
Luke Herriott
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Apresenta exemplos de embalagens para alimentos e bebidas, produtos,
material promocional, CDs e DVDs, livros, entre outros. As ilustrações
detalhadas mostram como copiar, dobrar, construir e completar os
templates.
Templates para Design Gráfico e Design de Embalagens - Volume 2
Luke Herriott
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Continuação do grande sucesso Templates para Design Gráfico e Design de Embalagens,
este segundo volume apresenta cem outros exemplos de design para
catálogos, cartões comemorativos, CDs, DVS, etiquetas, entre outros. A
obra reúne um conjunto fantástico de trabalhos de designers de sucesso
do mundo todo que desenvolveram soluções de embalagem e de engenharia do
papel incríveis para uma infinidade de projetos.
Design/Escrita/Pesquisa - A Escrita no Design Gráfico
Ellen Lupton; Abbott Miller
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Design/Escrita/Pesquisa é
uma referência imprescindível para os interessados na arte e história
dos livros, da tipografia, dos símbolos, da publicidade e das teorias da
comunicação verbal e visual. Resultado de mais de dez anos de trabalho
dos designers e pesquisadores Ellen Lupton e Abbott Miller, e publicado
pela primeira vez em 1996, a obra reúne 17 artigos escritos ao longo da
carreira dos autores, do começo como estudantes na Cooper Union School
of Art ao reconhecimento profissional com a fundação do estúdio
Design/Writing/Research.
Dividido
em três partes, o livro aborda questões teóricas, práticas e históricas
do design gráfico. A seção Teoria discute temas como história da
pontuação, origem dos pictogramas internacionais e estrutura da
tipografia moderna. Mídia analisa o papel do design na comunicação de
massa, com textos eruditos sobre banco de imagens, jornalismo visual,
ilustração, publicidade e design vernacular. A última seção, História, é
organizada em uma linha do tempo que abrange 200 anos da evolução do
design nos Estados Unidos.
Guia de Design Editorial - Manual Prático para o Design de Publicações
Timothy Samara
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Guia de Design Editorial é
uma referência completa para entender o design de revistas, jornais,
catálogos, relatórios anuais, boletins, materiais institucionais, entre
outros tipos de publicação. Escrito pelo designer e professor Timothy
Samara, este livro oferece uma visão abrangente, tanto histórica quanto
atual, dos estilos de design e suas aplicações.
Processos
essenciais como organização de conteúdo, seleção de cores, composição
tipográfica e integração entre texto e imagens são investigados em
profundidade. Estudos de caso com esboços, experimentações e declarações
dos designers responsáveis pelos projetos de exemplo complementam a
obra. Por meio da análise detalhada dos fundamentos do design e de
soluções inteligentes para problemas do dia a dia, o leitor vai
desenvolver um entendimento claro dos princípios e da aplicação prática
do design editorial.
Design Thinking - Coleção Design Básico
Gavin Ambrose; Paul Harris
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Design Thinking examina
como as soluções para um briefing de design são abordadas, pesquisadas e
refinadas. Combinando conceitos teóricos com o estudo detalhado de
trabalhos contemporâneos, este livro analisa como o designer pode gerar e
desenvolver ideias para produzir soluções criativas que atendam aos
objetivos estabelecidos no briefing. Os autores Gavin Ambrose e Paul
Harris oferecem uma visão geral da prática do design thinking, abordando
tópicos como brainstorming, prototipagem, público-alvo, amostras e
feedback, geração e apresentação de ideias.
Pesquisa e Design - Coleção Fundamentos de Design de Moda
Simon Seivewright
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Fundamentos de Design de Moda: Pesquisa e Design introduz
os principais aspectos da pesquisa de moda com explicações concisas e
exemplos de projetos contemporâneos. Dos tipos de briefing à escolha de
temas e conceitos, do desenho à modelagem, dos croquis básicos ao
desenvolvimento de peças personalizadas, o leitor vai aprender tudo o
que precisa para começar, formatar e processar seu trabalho de criação.
Totalmente colorido, este é o guia ideal para todos os interessados no mundo da moda.
Elementos do Design - Guia de Estilo Gráfico
Timothy Samara
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Escrito pelo designer gráfico e professor Timothy Samara, Elementos do Design contém
centenas de dicas e exemplos que ensinam a utilizar de modo eficaz as
ferramentas visuais básicas do designer gráfico: ponto, linha, plano e
textura. Divertido, compacto e abrangente, este guia explica os
princípios básicos do layout, da tipografia e do uso da cor, do espaço e
da imagem. Com este manual, o leitor vai aprender todas as regras para
um bom design – e como e quando desafiá-las.
Evolução do Design - Da Teoria à Prática
Timothy Samara
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Muitas
obras apresentam portfólios de design gráfico, mas poucas exploram os
conceitos e as estratégias por trás de projetos de sucesso. Escrito pelo
designer gráfico e professor Timothy Samara, Evolução do Design vem
preencher essa lacuna. Os quarenta estudos de caso abordados na obra
demonstram a evolução de um projeto da teoria à prática: da estratégia
ao conceito, do esboço ao layout final, da ideia à produção. O leitor
vai aprender como profissionais de sucesso combinam os elementos do
design – layout, tipografia, imagem e cor – para criar projetos eficazes
e instigantes.
O que é Design de Embalagens?
Giles Calver
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O Que é Design de Embalagens? discute
todos os aspectos relevantes do design de embalagens. Briefing do
cliente, abordagem do designer, layout, hierarquia de informações e
fotografia são aspectos abordados nesta obra ideal para iniciantes na
área. O livro é totalmente colorido e ilustrado com exemplos de projetos
contemporâneos de agências e profissionais conceituados.
O que é Design Gráfico?
Quentin Newark
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Dividido
em três partes – Questões, Anatomia e Portfólios – este livro discute
todos os aspectos relevantes do design gráfico. A evolução do design ao
longo dos séculos, o dilema do artista versus o designer gráfico, os
elementos que compõem a disciplina – como tipografia, imagem e texto –
são aspectos abordados nesta obra ideal para iniciantes na área.
O Que é Design Gráfico? é totalmente colorido e ilustrado com exemplos de projetos contemporâneos de agências e profissionais conceituados.
Dicionário Visual de Design Gráfico
Gavin Ambrose; Paul Harris
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Dicionário Visual de Design Gráfico é
uma referência rica, dinâmica e resumida aos termos mais utilizados em
design gráfico. Das principais técnicas de impressão aos elementos que
compõem um livro, dos movimentos artísticos de vanguarda às escolas
consagradas: tudo o que você precisa saber sobre design está reunido
neste pequeno guia. O abecê do design em um só lugar, do Avant garde ao
Zeitgeist!
Fundamentos de Design de Produto
Richard Morris
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Fundamentos de Design de Produto oferece
um panorama conciso dos principais processos que envolvem o design de
produto. Dicas valiosas sobre todas as etapas da criação de um produto
são apresentadas, do briefing às soluções, da produção ao marketing.
Guia para referência teórica e inspiração, este livro vem recheado de
exemplos de trabalhos de talentosos designers do mundo inteiro.
Design de Identidade da Marca - Guia Essencial para Toda a Equipe de Gestão de Marcas - 3ª Edição
Alina Wheeler
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Design de Identidade da Marca apresenta
um método em cinco fases, universal e comprovado, para criar e
implementar uma identidade de marca de sucesso. Da pesquisa e análise à
estratégia de marca, do desenvolvimento do design à sua aplicação e de
padrões de identidade ao lançamento e à governança, este livro é uma
referência essencial tanto para a criação de novas marcas quanto para a
revitalização de antigas.
Enriquecida
com novos estudos de caso envolvendo marcas de sucesso mundial, como
Herman Miller, General Electric e a campanha presidencial de Barack
Obama em 2008, esta terceira edição ainda aborda tendências emergentes,
como sustentabilidade e redes sociais.
Princípios Universais do Design
William Lidwell; Kristina Holden; Jill Butler
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Este
é o primeiro guia de referência interdisciplinar da área. Amplamente
ilustrado e fácil de consultar, este livro combina explicações claras e
exemplos visuais de 125 conceitos relacionados ao design, à psicologia, à
engenharia e à arquitetura. Da Regra 80/20 à Segmentação, da
Preferência pelo Rosto de Bebê à Navalha de Occam, da Autossemelhança à
Narração, os leitores ampliarão o conhecimento sobre temas instigantes e
essenciais à criação.
Adobe Creative Suite 5 Design Premium How-Tos - Série 100 Técnicas Essenciais
Scott Citron; Michael Murphy
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Adobe Creative Suite 5 Design Premium How-Tos: 100 Técnicas Essenciais é
um guia conciso, atual e inteligente às ferramentas essenciais do Adobe
Creative Suite 5. Em 100 tópicos, que podem ser lidos em sequência ou
conforme o interesse e a necessidade do leitor, este guia apresenta os
novos recursos do Photoshop®, do Illustrator®, do InDesign®, do
Dreamweaver®, do Flash® e do Flash® Catalyst™ ― e muito mais:
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Ensina a combinar os aplicativos do CS5 para trabalhar com mais
criatividade e flexibilidade e apresenta técnicas poderosas para atingir
um fluxo de trabalho integrado;
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Dá dicas de como criar máscaras e silhuetas de alta qualidade com a
ferramenta Refine Edge e de como acrescentar efeitos tridimensionais
realistas com o novo recurso Repoussé, ambos do Photoshop;
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Mostra como usar transformações simplificadas e criar animações no
InDesign para publicar na Web; como criar arte rapidamente a partir de
formas básicas com a ferramenta Shape Builder do Illustrator; e como
aprimorar tipografia no Flash com o novo Text Layout Framework;
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Ensina a usar o Flash Catalyst para desenvolver projetos interativos
sofisticados sem escrever código e a conferir a aparência e o
comportamento de um site usando CSS Enable no Dreamweaver.
Impressão e Acabamento - Coleção Design Básico
Gavin Ambrose; Paul Harris
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Design Básico: Impressão & Acabamento introduz
os principais aspectos da impressão e do acabamento de designs com
explicações concisas e visuais. Dos tipos de suporte aos diferentes
métodos de impressão, da aplicação de verniz e relevo à encadernação,
aprenda tudo o que você precisa para criar designs inspiradores. Repleto
de ilustrações e exemplos de projetos contemporâneos, este é o guia de
cabeceira de todo designer gráfico.
Guia de Tipografia - Manual Prático para o Uso de Tipos no Design Gráfico
Timothy Samara
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Guia de Tipografia é
destinado a designers amadores e profissionais que querem descobrir
como integrar a palavra e a imagem. No meio termo entre os textos
técnicos e as obras que apresentam portfólios de projetos, este livro
acessível e profundo oferece ao leitor ideias e inspiração a partir de
exemplos de projetos reais. Escrito pelo designer e professor Timothy
Samara, este é o guia ideal para navegar nos detalhes que dão origem à
forma tipográfica – os desenhos das letras, os espaços entre palavras,
as ligaturas, os alinhamentos e os grids.
*Sucesso a todos!
Equipe Acervo Publicitário
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Autor: Adriano Oliveira
Fundador e Editor-chefe do Acervo Publicitário, formado em Publicidade e Propaganda
pelas Faculdades Integradas de Bauru (FIB), trabalha como Profissional de Marketing B2B no segmento de engenharia mecânica, tem especializações em Design,
Marketing Digital e eventos industriais.
"Não foque nos obstáculos, foque nos objetivos"
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