SEJA BEM VINDO
latest

A dúvida de todo Publicitário / Designer: Pós-Graduação ou MBA?

Ser graduado deixou de ser diferencial e passou a ser pré-requisito para ter uma carreira de sucesso no mercado de trabalho. O primeiro passo a ser dado após a conclusão de um curso superior, na maioria das vezes, é a opção por um curso se especialização. Mas ao pesquisar sobre o assunto uma dúvida é muito comum: Pós-Graduação ou MBA? Qual a diferença entre os dois? Qual a melhor opção?



É preciso esclarecer que existem dois formatos para cursos de pós-graduação: o Lato Sensu e o Stricto Sensu. O Lato Sensu é um curso de especialização nos moldes tradicionais de como é conhecida uma pós-graduação. Sua conclusão rende ao aluno o título de especialista. Já a Stricto Sensu, é voltada para o meio acadêmico, tem uma duração superior a Lato Sensu  e rende títulos como os de mestre e doutor. A Pós-Graduação Lato Sensu, que compete com o MBA, tem duração mínima de 360 horas/aula que ocorrem ao longo de 1 ano e meio em média e é indicado para recém-formados ou jovens profissionais com pouca ou nenhuma experiência de mercado. O aluno que opta por este formato de curso, terá um número maior de disciplinas e uma abordagem mais teórica se comparada com um MBA.



Uma pós-graduação lhe dará a preparação teórica que o mercado espera. Mas é importante lembrar que não é uma garantia de emprego, nem de experiência para encarar um cargo que lhe exigirá mais. Este tipo de experiência é adquirida com dedicação e prática.
Em relação ao MBA ou Master Business Administration, o aluno geralmente possui no mínimo 2 anos de experiência de mercado, está empregado e é submetido a disciplinas mais específicas e voltadas para a área de gestão. Quem opta por um MBA está dando um foco mais corporativo a sua carreira. Assim como acontece com a pós-graduação, o MBA possui duas modalidades. Além do MBA tradicional, existe o MBA Executivo, que é voltado para profissionais mais experientes e que ocupam cargos importantes dentro de empresas. No que diz respeito ao título, o MBA Executivo está no mesmo patamar que um Mestrado. Através de um MBA o aluno pode se preparar melhor para lidar com a gestão de uma empresa e com negócios de forma geral.



A decisão sobre qual tipo de curso seguir cabe a cada um. O importante é levar em consideração os pontos levantados acima, como por exemplo, a opção por um curso mais abrangente, como a pós, ou um mais específico, como o MBA. Além disso, a experiência profissional e os planos para que você tem para  futuro são fundamentais para que você acerte em sua escolha.


Curta nossa pagina! 
Curtir
Você, Luciano Henrique e outras 2.166 pessoas curtiram isso.
  •  
  •  

Sucesso a todos!

_______________________________________________________________________


Autor: Adriano Oliveira 
Fundador e Editor-chefe do Acervo Publicitário, formado em Publicidade e Propaganda pelas Faculdades Integradas de Bauru (FIB), trabalha como Profissional de Marketing B2B no segmento de engenharia mecânica, tem especializações em Design, Marketing Digital e eventos industriais.
"Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados." (Mahatma Gandhi)

_______________________________________________________________________

Ficaremos honrados se você "Curtir" nossa page do Facebook:

« PREV
NEXT »