O Design em muitos aspectos se parece com a Culinária: Ambos surgiram da experimentação, curiosidade e uso de técnicas artesanais. Também possuem a criatividade e a originalidade como incentivos para os profissionais que buscam o sucesso em suas carreiras
E por falar em Culinária, reconhecemos que não existe uma receita pronta quando o assunto é design de logotipo. No entanto, é possível criar um logo bem sucedido e memorável evitando alguns erros comuns cometidos por muitos profissionais.
Apresentamos abaixo sete erros comuns para o fracasso de um logotipo. De antemão pedimos que você siga nosso conselho: Não repita isto em casa, e muito menos no trabalho.
Imagem
vetorizada e rasterizada
Ao
desenhar um logo, o designer normalmente utiliza algum software para a criação
de gráficos vetoriais, como o Illustrator ou Corel Draw. O vetor permite que
uma imagem seja redimensionada sem perder sua qualidade.
No entanto, com a popularização do Photoshop,
está cada vez mais comum encontrar criações com imagens rasterizadas (formada
por uma combinação de pixels, o chamado bitmap). Assim, para que as pessoas não
considerem seu logo amador, evite utilizar imagens rasterizadas.Seguir a tendência do momento
Com
técnicas usuais Diferentemente
da moda, em que os indivíduos costumam abusar de tendências esperando
atualizações e modificações constantes, os logotipos mais famosos são
memoráveis e persistem as transformações de várias gerações. Neste caso, criar
um logo utilizando basicamente efeitos e técnicas do momento poderá
criar um prazo de validade para sua criação.
Os
clientes procuram os designers para que suas marcas possuam uma representação
exclusiva. Neste caso, pegue leve nos efeitos, pois isto poderá fazer com que
seu logo se torne efêmero e comum. Algo que poderá afetar inclusive sua
credibilidade.
Não testar o logo em preto e branco
Este é
outro erro bastante comum e que às vezes passa despercebido. Uma dica bastante
importante para evitar que isto ocorra é testar seu logo em preto e
branco (e em apenas uma cor) e cuidar para que ele não dependa
exclusivamente de cores para existir.
Lembre-se
que os clientes irão utilizar suas marcas em diferentes formatos, inclusive
cópias em preto e branco.
Utilizar somente representações fiéis
Tudo bem, sabemos que é complicado convencer um dentista a
não utilizar um dente como representação, ou um fabricante de vinhos em não
usar uma uva como símbolo, ou mesmo um livreiro usar um livro. Mas como
profissionais, sabemos quem nem sempre é necessário utilizar representações
fiéis em um logo. Basta lembrar que grandes empresas como a Apple e o Windows
não utilizam um computador como representação. Nada melhor do que explorar a
criatividade e surpreender os clientes com autenticidade e originalidade.
Criar imagens de duplo sentido e inadequadas
Sabemos que em alguns casos a interpretação depende de mentes maliciosas, mas, na maioria das vezes, este tipo de erro ocorre por falta de atenção do designer (e do cliente ao aprovar o projeto).
Antes de enviar o modelo para a empresa, mostre para colegas de trabalho e amigos (de preferência para os mais maliciosos) e evite que um vetor aparentemente inocente crie algum tipo de polêmica no futuro.
Esquecer pontos visiveis
sobrando na composição
Novamente um erro que está relacionado com desatenção. Não importa se
o vetor é simples ou complexo. Antes de finalizar o arquivo amplie e
selecione a imagem quantas vezes forem necessárias para testar se não
ficou algum ponto sobrando.É importante também evitar esquecer pontos abertos, principalmente se o logo for enviado para a impressão na gráfica.
Copiar outros logos
O dramaturgo americano Wilson Mizner afirmou certa vez que “plágio é quando se rouba de um autor. Pesquisa é quando se rouba de vários autores”.
O plágio é algo que tem gerado polêmica, principalmente com a popularização do acesso à internet. Mas basta pensar o quanto é revoltante quanto alguma criação nossa é utilizada sem a devida referência.
Jamais utilize alguma imagem ou vetor sem a devida autorização ou referência do autor. Desenvolva o hábito de manter os originais de todas as suas criações: uma atitude aparentemente simples poderá evitar grandes prejuízos para sua carreira e credibilidade.
Apresentamos aqui alguns erros e clichés que normalmente costumam aparecer em nossas pesquisas pelo mundo da criação de logotipos. Ao oferecer dicas e sugestões nós esperamos contribuir para seu crescimento profissional.
Sucesso a todos!
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