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7 erros comuns na criação de um logotipo



O Design em muitos aspectos se parece com a Culinária: Ambos surgiram da experimentação, curiosidade e uso de técnicas artesanais. Também possuem a criatividade e a originalidade como incentivos para os profissionais que buscam o sucesso em suas carreiras
E por falar em Culinária, reconhecemos que não existe uma receita pronta quando o assunto é design de logotipo. No entanto, é possível criar um logo bem sucedido e memorável evitando alguns erros comuns cometidos por muitos profissionais.
Apresentamos abaixo sete erros comuns para o fracasso de um logotipo. De antemão pedimos que você siga nosso conselho: Não repita isto em casa, e muito menos no trabalho.






Imagem vetorizada e rasterizada

Ao desenhar um logo, o designer normalmente utiliza algum software para a criação de gráficos vetoriais, como o Illustrator ou Corel Draw. O vetor permite que uma imagem seja redimensionada sem perder sua qualidade.
No entanto, com a popularização do Photoshop, está cada vez mais comum encontrar criações com imagens rasterizadas (formada por uma combinação de pixels, o chamado bitmap). Assim, para que as pessoas não considerem seu logo amador, evite utilizar imagens rasterizadas.



Seguir a tendência do momento

Com técnicas usuais Diferentemente da moda, em que os indivíduos costumam abusar de tendências esperando atualizações e modificações constantes, os logotipos mais famosos são memoráveis e persistem as transformações de várias gerações. Neste caso, criar um logo utilizando basicamente efeitos e técnicas do momento poderá criar um prazo de validade para sua criação.
Os clientes procuram os designers para que suas marcas possuam uma representação exclusiva. Neste caso, pegue leve nos efeitos, pois isto poderá fazer com que seu logo se torne efêmero e comum. Algo que poderá afetar inclusive sua credibilidade.


Não testar o logo em preto e branco

Este é outro erro bastante comum e que às vezes passa despercebido. Uma dica bastante importante para evitar que isto ocorra é testar seu logo em preto e branco (e em apenas uma cor) e cuidar para que ele não dependa exclusivamente de cores para existir.
Lembre-se que os clientes irão utilizar suas marcas em diferentes formatos, inclusive cópias em preto e branco.





Utilizar somente representações fiéis

Tudo bem, sabemos que é complicado convencer um dentista a não utilizar um dente como representação, ou um fabricante de vinhos em não usar uma uva como símbolo, ou mesmo um livreiro usar um livro. Mas como profissionais, sabemos quem nem sempre é necessário utilizar representações fiéis em um logo. Basta lembrar que grandes empresas como a Apple e o Windows não utilizam um computador como representação. Nada melhor do que explorar a criatividade e surpreender os clientes com autenticidade e originalidade.



 
Criar imagens de duplo sentido e inadequadas

Basta realizar uma rápida pesquisa na Internet para descobrir a quantidade de logo que são alvo de piadas por possuírem duplos sentido ou imagens inadequadas.
Sabemos que em alguns casos a interpretação depende de mentes maliciosas, mas, na maioria das vezes, este tipo de erro ocorre por falta de atenção do designer (e do cliente ao aprovar o projeto).
Antes de enviar o modelo para a empresa, mostre para colegas de trabalho e amigos (de preferência para os mais maliciosos) e evite que um vetor aparentemente inocente crie algum tipo de polêmica no futuro.





Esquecer pontos visiveis

sobrando na composição
Novamente um erro que está relacionado com desatenção. Não importa se o vetor é simples ou complexo. Antes de finalizar o arquivo amplie e selecione a imagem quantas vezes forem necessárias para testar se não ficou algum ponto sobrando.
É importante também evitar esquecer pontos abertos, principalmente se o logo for enviado para a impressão na gráfica.





Copiar outros logos
O dramaturgo americano Wilson Mizner afirmou certa vez que “plágio é quando se rouba de um autor. Pesquisa é quando se rouba de vários autores”.
O plágio é algo que tem gerado polêmica, principalmente com a popularização do acesso à internet. Mas basta pensar o quanto é revoltante quanto alguma criação nossa é utilizada sem a devida referência.
Jamais utilize alguma imagem ou vetor sem a devida autorização ou referência do autor. Desenvolva o hábito de manter os originais de todas as suas criações: uma atitude aparentemente simples poderá evitar grandes prejuízos para sua carreira e credibilidade.
Apresentamos aqui alguns erros e clichés que normalmente costumam aparecer em nossas pesquisas pelo mundo da criação de logotipos. Ao oferecer dicas e sugestões nós esperamos contribuir para seu crescimento profissional.



 



Sucesso a todos!



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