Os serviços para Fotografia Publicitária, antes de serem realizados, devem considerar os diversos fatores para sua execução, sendo eles o planejamento para o tipo de mídia, formato do anúncio, a qualidade e formato da imagem a ser veicula, resolução do arquivo digitalizado e a qualidade da imagem que varia conforme a mídia escolhida: Internet, impresso, outdoor, busdoor, entre outros, neste artigo iremos destacar tabelas referências para custos, aproveitamos também para divulgar observações importantes para as áreas do fotojornalismo e fotografia publicitária:
Preços para Fotografia Publicitária
Tabela de Referência para Fotografia Publicitaria
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Repórter Fotográfico
Editorial
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Editorial
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Saída 3 horas
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R$ 425,00
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R$ 660,00
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Saída 5 horas
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R$ 680,00
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R$ 1.045,00
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Diária viagem
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R$ 1.165,00
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R$ 1.750,00
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Importante: Os valores da primeira tabela referem-se apenas às saídas, utilize o Modelo para elaboração de orçamento de trabalho fotográfico para calcular seus custos adicionais.
Tabela de venda de fotos para utilização jornalística
Veículo
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Editorial Miolo
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Capa
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Institucional Miolo
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Capa
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Jornal
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R$ 125,00
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R$ 465,00
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R$ 180,00
|
R$ 650,00
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Revista
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R$ 215,00
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R$ 850,00
|
R$ 330,00
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R$ 1.100,00
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Site
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R$ 125,00
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****
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R$ 220,00
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****
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Para Utilização em Livros
Segmentos
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Até 1/2 página
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Página Miolo
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Página Dupla
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Capa
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Livro Didático
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R$ 125,00
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R$ 170,00
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R$ 240,00
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R$ 360,00
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Livro Comercial
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R$ 215,00
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R$ 300,00
|
R$ 425,00
|
R$ 640,00
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Para Utilização em Anúncios de Publicidade
Veículos
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Até 1/2 página
|
1 página
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Página Dupla
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Jornal
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R$ 830,00
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R$ 1.155,00
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****
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****
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Revista
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R$ 1.065,00
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R$ 1.540,00
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R$ 2.305,00
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****
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Outdoor
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****
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****
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****
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R$ 4.730,00
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Observações específicas para fotojornalismo e fotografia publicitária:
· O preço sugerido na tabela, no caso de fotos (“saída”), institucional ou editorial, é o valor da compra do direito de utilização, não incluindo os custos de produção (material, tratamento de imagem, transmissão de imagem, credenciamento, transporte, alimentação, seguro de viagem obrigatório, hospedagem etc.) e o imposto de renda, que correrão por conta do cliente encomendante;
· Fotografias realizadas no horário noturno, entre 21:00 e 6:00 horas, adicionar 30%;
· Trabalhos aos domingos e feriado, adicionar 100%;
· O valor das fotografias realizadas para divulgação, será calculado com base no valor institucional da tabela;
· Para a garantia de direitos, o autor deve identificar a sua obra.
São ilegais os créditos de “divulgação”, “banco de dados” e outros que não identifiquem o autor da obra. O não cumprimento desta regra é passível de multa indenizatória.
Fonte: ARFOC-SP
Desejamos sucesso a todos!
Autor: Adriano Oliveira
Fundador e Editor-chefe do Acervo Publicitário, formado em Publicidade e Propaganda
pelas Faculdades Integradas de Bauru (FIB), trabalha como Profissional de Marketing B2B no segmento de engenharia mecânica, tem especializações em Design,
Marketing Digital e eventos industriais. "Compartilhar o torna mais do que você é. Quanto mais você der para o mundo, mais a vida poderá retribuir." (Jim Rohn)
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