SEJA BEM VINDO
latest

Técnicas de Mapas mentais para processos criativos



Técnicas de Mapas mentais para processos criativos

Os mapas mentais estão cada vez mais populares entre os candidatos de concursos, vestibulandos e os estudantes que participam de seletivas, como a do Enem. É uma forma de utilizar ambos os hemisférios do cérebro para memorizar e compreender determinados assuntos, fazendo uso ainda da criatividade e de diferentes recursos visuais. Aprenda como fazer mapas mentais e use-os em seus estudos!

O que são os mapas mentais?

Não se sabe a origem dos mapas mentais, mas nas últimas décadas eles caíram no gosto daqueles que estudam e se preparam para algum processo seletivo, devido a sua eficiência na hora de memorizar e compreender os assuntos em questão.
Seja nos estudos escolares, na preparação para concursos e processos seletivos ou até mesmo como uma ferramenta administrativa e criativa nas empresas, para apresentações e brainstorms, por exemplo, este recurso é realmente muito útil. É o mapa mental que possibilita ao indivíduo organizar as suas ideias, desenvolver argumentos, elencar conceitos e muito mais.
A boa notícia é que os mapas mentais são muito fáceis de serem criados e cada pessoa pode adaptá-lo ao seu modo. Em pouco tempo, você verá que este recurso aumentará a sua capacidade de memorização e associação de ideias, a criatividade para solucionar questões, usando ambos os lados do cérebro no processo.

Como criar seus mapas mentais?


Na maioria das vezes, os mapas mentais seguem a mesma estrutura – são estas três premissas que permitem a criação de mapas mentais. Veja:
  1. Uso de imagens: É um artifício útil desenhar em seus mapas mentais, pois será muito mais fácil de memorizar o conteúdo. Elas devem ser integradas com o restante do conteúdo para ativar diversas habilidades do córtex cerebral, o que otimiza a capacidade de memorização e entendimento de conceitos. O uso de imagens pode facilitar em até 90% a capacidade de memorização dos seus conteúdos de estudo – ainda mais se você mesmo desenha.
  2. Pensamento radial: Quando você está estudando determinado assunto de história, por exemplo, o que sente? Como imagina estes eventos? E quando ouve uma música interessante, como você reage? Uma sensação pode ativar milhares de pensamentos e a ideia é expressar isso em um mapa mental, onde as associações que são feitas pelo cérebro podem ser descritas e desenhadas.
  3. Hemisférios cerebrais: O cérebro é dividido em dois hemisférios: direito e esquerdo. Eles realizam processos intelectuais distintos, como a imaginação, a lógica, identificação de cores e formas etc. Os especialistas já estão de acordo que estas partes podem ser integradas. Os mapas mentais usam ambos dois hemisférios para ampliar a capacidade de memorização e compreensão dos conteúdos.

Mapas mentais na prática


  1. Separe uma folha de papel, lápis de cor ou canetinhas de cores diferentes. Use ainda um lápis comum e uma borracha. Você verá que mapas mentais feitos à mão dão mais resultados que os eletrônicos, já que a diferenciação que faz o mapa mental único é o que permite que o cérebro memorize mais fácil.
  2. Você pode ainda utilizar um programa ou ferramenta eletrônica para fazer o seu mapa mental, se tiver habilidade.
  3. Defina um assunto que irá estudar. É preciso ser específico. Por exemplo, na matéria de História, o assunto poderia ser Revolução Francesa. No centro da folha faça um círculo e escreva o assunto. Você pode ainda desenhar algo significativo para você e que tenha a ver com o assunto.
  4. A partir da ideia central, relacione tópicos e subtópicos que tenham a ver com o assunto. No caso da Revolução francesa que usamos como exemplo, poderá criar três ramificações que representam as três fases deste evento histórico – fase 1 / Monarquia Parlamentarista ou Constitucional; fase 2 / revolução pelos Jacobinos (a mais radical); e fase 3 / Reação Termidoriana. Este é só um exemplo, mas você pode elencar assuntos relacionados ao seu assunto principal.
  5. Use e abuse das cores para criar as suas ramificações, imagens, ícones e desenhos e tudo mais o que achar pertinente. O importante é usar a imaginação. Você pode escrever números em cada ramificação para memorizar uma sequência, quando necessário.
  6. Depois, utilize sempre o seu mapa para rever o resumo do assunto e se lembrar das informações periféricas. Você memoriza os conteúdos fazendo o mapa mental e ainda toda vez que o relê.
Aproveite esta opção para estudar com mais eficiência.


SE VOCÊ GOSTA DO NOSSO CONTEÚDO -  Siga nosso perfil de Dicas do LinkedIn:












Desejamos sucesso a todos!


« PREV
NEXT »