SEJA BEM VINDO
latest

Estratégias para quebrar o bloqueio criativo

Pode ser extremamente frustrante, especialmente quando você está correndo contra o tempo para enviar o seu trabalho para o cliente. Aí está você, olhando fixamente para o seu projeto, esperando que de alguma forma, ou melhor, a sua idéia do projeto original magicamente apareça  em sua mente.




 
Bem, ao invés de esperar que isso aconteça, há certas coisas que você pode fazer para facilitar o processo. Às vezes, tudo que você precisa fazer é tirar sua atenção do problema, e voilà, uma grande idéia em sua cabeça! A questão é: o que você deve fazer para perder o foco e alcançar suas respostas?
Abaixo estão algumas dicas de qualidade para ajudá-lo a se libertar de tal bloqueio.


1. Pensamento Positivo

Eu não estou surpreso se estivesse coçando a cabeça enquanto você lê a primeira dica. Realmente, parece que eu estou sugerindo que você deva adotar uma filosofia de pensamento positivo para que a sua criatividade seja abençoada, e que este tipo de conselho não parece realmente ajudar muito. Há, no entanto, algumas verdades fundamentais sobre como a criatividade floresce sob um clima positivo.
 

A psicológica tem demonstrado que permanecer em um bom humor induz a criatividade nos indivíduos. Tornamo-nos mais receptivos às informações e idéias do nosso ambiente e, portanto, são mais propensos a pensar out-of-the-box. Quando estamos deprimidos ou negativos, se fixam em nossa mente pensamentos inflexíveis.
Por isso é fundamental se envolver em alguns hobbies e esportes, além de tirar suas tensões, você estará a um passo da renovação!


2. Encontre tempo para Inspiração

Como você deve encontrar tempo para se inspirar quando você já está lutando para cumprir prazo? Não, você tem que fazer de algum modo este tempo para a inspiração! independentemente do prazo ou do momento, pois é a única maneira de você ser criativo. Assim como os médicos precisam se manter atualizados sobre os últimos avanços médicos, designers e profissionais de criação como você tem que ficar exposto a ideias criativas e tudo o que possa estimular o senso estético. Como criativo, você precisa desse tipo de disciplina para explorar idéias por si mesmo.



Isso pode ser feito mesmo numa pequena dose diária. Conecte seus fones de ouvido e ouça uma música inspiradora. Tenha sempre em um pedaço de papel. Você ficará surpreso como as ideias podem se conectar a partir de um meio para outro. Às vezes, a criatividade parece esconder dentro do seu subconsciente e que só pode ser realizado quando você se expressar livremente, seja através de desenho, canto ou até mesmo a dançar as suas músicas favoritas.



3. Amigos criativos

Duas cabeças pensam melhor que uma, e três cabeças pensam melhor que duas. Novas idéias podem ser construídos sobre os antigos. Quando você está sem ideias, tente falar com outros criativos como você. Você receberá feedbacks a partir deles você poderá fazer suas idéias existentes mais bem elaboradas. É um processo de aprendizagem para criativos da mesma forma como se experimenta com novos projetos enquanto se permanece humilde e receptivo às críticas.




Curiosamente, por vezes, o ato de compartilhar seus problemas de criativo com outro criativo pode fazê-lo chegar a uma solução. No mínimo, isso faz você pensar nos seus problemas e organizá-los nos seus pensamentos.
Além disso, sabendo que seus amigos provavelmente estarão enfrentando os mesmos tipos de problemas pode ser reconfortante o suficiente para tirar a sua negatividade.



 

4. Tente novas maneiras de fazer as coisas

Uma das razões pelas quais você está enfrentando bloqueios criativos pode ser que você é muito usado para fazer as coisas de uma forma padrão. Não apenas na área criativa, mas também, possivelmente, em outras áreas de sua vida. Em outras palavras, a sua mente torna-se rígida, com hábitos e sua criatividade desaparece.



 

Um estilo de vida que é muito sistemática não é o modo ideal para nutrir a criatividade. Você precisa fazer algo diferente a cada momento e, em seguida, para estimular sua mente. Fazer as coisas como assistir a filmes diferentes de sua escolha usual, tentando algum alimento novo, tomando um caminho diferente de onde você costuma ir é uma ótima escolha.
Seja diferente e único! para assim despertar todos os seus sentidos e assim ser mais criativo.





_______________________________________________________________________

Autor: Adriano Oliveira 
Fundador e Editor-chefe do Acervo Publicitário, formado em Publicidade e Propaganda pelas Faculdades Integradas de Bauru, trabalha como Profissional de Marketing B2B no segmento de engenharia mecânica, tem especializações em Design, Marketing Digital e eventos industriais.
"A inspiração é a arma mais poderosa para qualquer bloqueio criativo"

_______________________________________________________________________

Ficaremos honrados se você "Curtir" nossa page do Facebook:

« PREV
NEXT »