SEJA BEM VINDO
latest

A Técnica de Pomodoro para Publicitários e Designers



As técnicas de produtividade são variadas, cada uma com as suas características, é essencial escolher aquela que melhor se adapta ao seu estilo de trabalho e à forma como pretende desenvolver o seu próprio ritmo. Uma dessas técnicas é a Técnica de Pomodoro, mundialmente famosa e com uma história bastante longa.




História da Técnica de Pomodoro
A Técnica de Pomodoro tem a grande vantagem de poder ser adaptada a grande parte dos negócios existentes, o que engloba uma grande percentagem de Publicitários, Designers e Profissionais de Marketing.
A sua história remonta ao ano de 1980, onde Francesco Cirillo achou que pequenas pausas de 5 minutos a cada 25 minutos de trabalho faziam render muito mais a produtividade de cada um. Chamou-lhe de Técnica de Pomodoro (a palavra Pomodoro significa Tomate em italiano), principalmente pela forma como este iniciou todo o processo, durante o seu percurso acadêmico e num momento de estudo em que se deparou com o relógio de cozinha em formato de tomate.
Hoje em dia existem várias formas de adaptar a técnica ao seu método de trabalho, seja através de aplicações criadas para o efeito (que vamos enunciar no final do artigo), seja através de despertadores físicos ou mesmo através do seu telemóvel que poderá fazer a contagem decrescente do tempo que pretender.




Como funciona a Técnica de Pomodoro
O principal objectivo desta técnica de produtividade é facilitar a concentração do criativo durante um período de tempo pré-definido. O processo inicia-se assim que o criativo ache que necessita de alguma ajuda extra para manter a sua concentração ao mais alto nível, evitando distracções durante o percurso de trabalho e deixando as pausas para todas essas tarefas extras.
A melhor forma de estruturar a técnica é escolher um método inicial para definir e regularizar o seu tempo. Seja através de aplicações no próprio computador, celular ou mesmo relógios despertadores. A técnica de pomodoro funciona da seguinte forma.
  • Depois de definir quais as tarefas diárias, trabalhe numa apenas durante um período de 25 minutos sem interrupções.
  • Ao final dos 25 minutos, faça uma pausa de 5 minutos, para ver o e-mail ou mesmo para se levantar da cadeira.
  • Repita este processo durante 4 períodos pomodoros (ou seja, 4 períodos de 25 minutos e 4 pausas de 5 minutos).
  • No final dessas 4 repetições, faça uma pausa maior, de cerca de 15 minutos.


Este tipo de técnica permite que esteja completamente focado durante 25 minutos numa única tarefa, por isso, não deverá distrair-se de forma alguma a realizar outras tarefas, mesmo que consiga terminar todo o processo antes dos 25 minutos terminarem, opte por rever tudo o que fez e verificar se não tem algo que gostava de mudar.
Deverá anotar tudo aquilo que tem para fazer, as simples listas to-do’s servem, e ir riscando cada tarefa sempre que a concluir. Obviamente que vão haver tarefas que vão demorar mais tempo do que 25 minutos, porém nesses casos o período de descanso entre cada pomodoro deve ser mais curto, para que o seu cérebro não se desligue por completo e não perca todo o raciocínio que já teve.
Esta técnica faz com que a sua motivação esteja ao mais alto nível, já que o seu próprio cérebro e organismo começam a adotar o mesmo sistema de descanso que a técnica garante, mantendo-se concentrado e motivado a trabalhar até que a próxima pausa chegue.





Desejamos sucesso a todos!

_______________________________________________________________________

Autor: Adriano Oliveira 
Fundador e Editor-chefe do Acervo Publicitário, formado em Publicidade e Propaganda pelas Faculdades Integradas de Bauru (FIB), Casado, trabalha como Profissional de Marketing B2B no segmento de engenharia mecânica, tem especializações em Design, Marketing Digital e eventos industriais. "Compartilhar o torna mais do que você é. Quanto mais você der para o mundo, mais a vida poderá retribuir." (Jim Rohn)
Visualizar perfil de Adriano Oliveira (1000+) no LinkedIn_______________________________________________________________________
Ficaremos honrados se você "Curtir" nossa page do Facebook:

« PREV
NEXT »