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Por que Criativos devem estar presentes no LinkedIn


Para nós criativos, estar presente no LinkedIn há muito que deixou de ser um opcional, mas sim um PLUS essêncial para nossa atividade profissional. Lembrando que o LinkedIn é uma plataforma de contatos profissionais, diferente das redes sociais tradicionais e massivas, estar presente no LinkedIn é uma forma de poder estar ativo, visível, contatável e aproveitar tudo aquilo que tem para lhe oferecer. Genericamente, quanto maior for a sua rede de contatos, maior será a sua capacidade de interação com o meio profissional. Através da criação de uma identidade profissional assertiva, o LinkedIn não só poderá ajudá-lo a posicionar-se, como poderá melhorar a sua imagem e notoriedade. 









Criar um Perfil
Em primeiro lugar há que criar um perfil, mas lembre-se, estará a gerir a sua identidade profissional e o perfil será o seu cartão de visita.
Escolha uma foto sóbria e ajustada à sua atividade. Nada de fotos em atividades lúdicas ou em contextos impróprios. Nas fotos de perfil do Facebook vale quase tudo, aqui não é o caso.
Indique o que faz e onde. Mesmo que não mencione o nome da empresa, indique pelo menos a sua profissão ou o sector de atividade onde se move.
A experiencia profissional e a formação acadêmica também são importantes. Procure não ser demasiado exaustivo nos detalhes, mas coloque a informação necessária.




Contatos
Construa a sua rede de contatos com critério. Quando adiciona um novo contato terá sempre que identificar a origem,  ou a razão, de o estar a fazer. Poderá ter acesso às atividades dos seus contatos, como sejam alterações profissionais ou inserção em grupos.

Grupos
É de fundamental importância estar associado a grupos que debatam temas do seu interesse ou até participar nos debates existentes nos mesmos, pois isso vai permite-lhe uma fácil e constante atualização dos seus conhecimentos profissionais.
Saber sobre a sua empresa, movimentos da concorrência, novos produtos e serviços. Partilhe e troque ideias.
Não há limite para o número de grupos a que se associa, aproveite e procure os melhores.




URL Público
Outra das boas ferramentas que o LinkedIn lhe fornece é a possibilidade de ter um URL público. Pode e deve utiliza-lo em seu proveito, incluindo-o por exemplo, na sua assinatura de email. Se tiver cartões pessoais poderá perfeitamente incluí-lo, pois só lhes adicionará credibilidade. Como complemento, poderá até inclui-lo no seu CV.

Recomendações
A dinâmica das recomendações funciona de uma forma muito simples, pois você poderá recomendar alguém que já tenha trabalhado consigo (ou ainda trabalhe) e poderá convidar alguém a fazer o inverso. Não deve desvalorizar esta opção, um bom perfil deve conter algumas recomendações, pois pode valorizar-lhe a imagem em vários ângulos da sua atividade profissional. Pode acontecer que diferentes pessoas, desconhecidas entre si, possam realçar semelhantes e positivos traços da sua personalidade.




Conclusão
Explore todas as potencialidades do LinkedIn. Construa a sua própria rede de contatos, valorize a sua imagem profissional e ponha o LinkedIn a trabalhar para si. Encontrará pessoas e descobrirá oportunidades.



Sucesso a todos!

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Autor: Adriano Oliveira 
Fundador e Editor-chefe do Acervo Publicitário, formado em Publicidade e Propaganda pelas Faculdades Integradas de Bauru (FIB), trabalha como Profissional de Marketing B2B no segmento de engenharia mecânica, tem especializações em Design, Marketing Digital e eventos industriais.
"A criatividade é a inteligência se divertindo" - (Albert Einstein)

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