SEJA BEM VINDO
latest

O Documentário que todo Criativo deve assistir: O Sonho Tcheco - Cesky Sen - Czech Dream (Legendado PT-Br)

Documentário fantástico sobre dois estudantes de cinema que resolveram fazer do seu Trabalho de conclusão de Curso (TCC), um filme documentário sobre a influência das mídias e da publicidade sobre todas as pessoas. 



No filme você irá ver muitas técnicas e como se faz a propaganda que vemos hoje em todos os cantos, tudo isso passo a passo.

Sobre o Filme:
No ano de 2004, dois estudantes de cinema conseguem recursos junto ao Ministério da Cultura para produzir um documentário, a idéia é genial e ousada ao mesmo tempo. Construir uma grande mentira, ver até onde as pessoas acreditam nela e qual a reação ao saberem a verdade. 




Eles contratam uma agência de publicidade, filmam todo o processo de construção da propaganda, cartazes, comerciais, pesquisas de marketing e opinião pública, desmascaram o que existe por trás deste mundo de construção de sonhos irreais. Durante meses entopem a capital Praga de propaganda do Hipermercado chamado “Sonho Tcheco”. Os preços são bem abaixo daqueles praticados pela concorrência. No dia e local marcados para a inauguração, cerca de 4 mil pessoas comparecem, sedentos por diversão e compras, mas nunca existiu e nunca existirá o Hipermercado, no local apenas um grande outdoor.




Parece uma grande brincadeira de mau gosto? Pode ser, mas o filme nos faz refletir. Será que não somos enganados todos os dias por propagandas que nos prometem diversão e prazer, quando na realidade não é nada disso que acontece? Eles usaram dinheiro público para enganar as pessoas, mas será que os políticos não fazem o mesmo? E viva a sociedade do espetáculo! O documentário dialoga ainda com questões de consumismo desenfreado, a ganância das pessoas por produtos, a vida medíocre que tem como diversão principal passear pelas prateleiras de um hipermercado. Viva as “pseudo-necessidades”! Talvez o principal seja mesmo como são feitas as campanhas de marketing, cada vez mais profissionais, inclusive o diretor da agência contratada se vangloria de que consegue vender até coisas que não existem. 




Mas também existe uma outra interpretação ao documentário. Troque o Hipermercado pela União Européia. Na época de produção a República Tcheca vivia o debate sobre a entrada ou não na UE. Com base no filme, não seria a UE um sonho Tcheco? O que será que existe após a porta da propaganda? Este fato do Hipermercado “falso”, e o documentário geraram grande polêmica na República Tcheca, na semana seguinte ao acontecido, mais de duzentos artigos de revistas e jornais foram escritos no país sobre a questão. Debates na TV foram feitos e entrevistas nas ruas. Os diretores foram processados, mas ganharam vários prêmios pelo documentário.


Assista Online (Legendado-PT-Br)





Desejamos sucesso a todos!

_______________________________________________________________________

Autor: Adriano Oliveira 
Fundador e Editor-chefe do Acervo Publicitário, formado em Publicidade e Propaganda pelas Faculdades Integradas de Bauru (FIB), Casado, trabalha como Profissional de Marketing B2B no segmento de engenharia mecânica, tem especializações em Design, Marketing Digital e eventos industriais. "Compartilhar o torna mais do que você é. Quanto mais você der para o mundo, mais a vida poderá retribuir." (Jim Rohn)
Visualizar perfil de Adriano Oliveira (1000+) no LinkedIn_______________________________________________________________________
Ficaremos honrados se você "Curtir" nossa page do Facebook:

« PREV
NEXT »